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10 Maneiras para Fazer a Divulgação do seu Negócio na Internet e Redes Sociais

A internet e as mídias sociais são excelentes canais para Divulgar e Vender seus produtos ou serviços.

Pergunte a qualquer empresário quais são os desejos dele com o Trabalho de Marketing na Internet e é bem provável que 8 entre 10 vão responder exatamente isso:  “André, eu quero divulgar a minha marca e como consequência, vender os meus produtos e serviços”.

Ok, e os outros 2 André, o que eles vão responder? 1 talvez não saiba o que quer então vai falar qualquer coisa. Já o outro vai falar que seu foco principal seja “apenas” gerar relacionamento com o seu público. O que na minha opinião também trata-se de uma oportunidade na parte de divulgação, pois sem a divulgação correta e não planejada você não vai ter a possibilidade se relacionar.

Hoje, as possibilidades de divulgar o seu negócio utilizando a internet e redes sociais são infinitas. Vídeos, fotos, podcasts, eventos no Facebook, anúncios, conteúdo no Google, influenciadores e muito mais.

Não pode ter mais a desculpa de que só existe a TV, o jornal, rádio ou revista para colocar a sua marca.

Foi por isso que eu criei 10 dicas bem práticas e simples para você melhorar a divulgação do seu negócio, da sua marca e empresa na Internet e e nas Redes Sociais.

Dica 1 – Contrate um Profissional ou uma empresa especializada

Se você possui um negócio, independente de qual seja o nicho e tamanho e não tem muito tempo para o Marketing, minha primeira dica é: Contrate um Profissional ou uma empresa e delegue essa responsabilidade.

Marketing não é custo. Marketing é investimento. Para que você encare isso exatamente como um investimento e tenha resultados a curto, médio e longo prazo, saiba exatamente que tipo de profissional ou empresa você está contratando.

Um dos erros que todo empreendedor que abre um negócio físico é achar que vai dar conta de fazer tudo. Eu digo isso por experiência própria, pois eu já tive um negócio físico (um restaurante) e as tarefas do dia a dia são muitas. Então minha sugestão é contratar um profissional que possa te auxiliar nas muitas tarefas do Marketing no dia a dia.

Dica 2 – Tenha um domínio próprio suaempresa.com.br

No blog ou site você pode contar as novidades em forma de artigos que vão além das publicações tradicionais nas redes sociais.

Se você tem uma Barbearia, por exemplo, pode criar um texto falando das últimas tendências de corte, dando um título criativo e que faça as pessoas se interessarem pelo conteúdo que você escreve.

Eu tenho um blog desde 2008 e de lá para cá nunca parei de escrever. Tem sempre conteúdo novo por aqui e isso tem feito a diferença nos meus negócios.

Dica 3 – Mantenha regularidade do conteúdo

“André, quantas vezes eu devo publicar em minhas redes sociais”. Minha resposta é: DEPENDE. Eu já entrei em contas no Instagram que a última publicação tinha quase um mês. E olha que o negócio era um restaurante. Isso é inadmissível!

Se você acha muito postar todos os dias acreditando que não tem assunto suficiente, faça o simples exercício de criar uma rotina semanal de publicações. Para isso você pode utilizar a planilha do Google ou do próprio Excel.

Se você entrar no Instagram do @omelhordomkt e no dos nossos clientes, vai observar que seguimos um planejamento de postagens extremamente bem detalhado.

Não deixe seu negócio abandonado e sem cuidado. Para quem está de fora isso passa uma má impressão e pode prejudicar as vendas.

Dica 4 – Estimule as avaliações e depoimentos dos seus clientes, fãs e seguidores

Uma avaliação de um cliente vale muito, principalmente se ele avalia de forma pública em sua fanpage ou na sua place no Google. Talvez nem todo mundo vai deixar uma avaliação, então a minha dica é para que você crie estímulos.

Sempre que eu dou um treinamento ao final dele eu falo para os meus alunos deixarem um avaliação. No dia seguinte quando reenvio o conteúdo, eu novamente reforço a chamada deixando um link.

Dica 5 – Invista em anúncios no Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, influenciador digital e onde mais for necessário.

Eu já tive muito sucesso com anúncios no LinkedIn, apesar do custo por clique ser altíssimo.

É super comum uma empresa me procurar para que eu possa ajudá-los com os anúncios no Instagram e Facebook. Anúncios ajudam a sua marca a chegar a potenciais clientes de uma maneira mais rápida. Não é impossível, mas é muito difícil uma marca que esteja começando agora querer ganhar audiência rápida sem investir em ads.

Separe um valor mensal para investir. Se você está com o orçamento apertado pois começou agora, comece com pouco e vá aumentando gradativamente.

Melhor que investir é investir com consciência de que você está tendo os resultados que deseja.

Eu sempre comento com os profissionais que participam do meu Programa de Mentoria sobre à importância de se definir um Planejamento de Mídia, com objetivos e metas.

Dica 6 – Faça vídeos com uma certa frequência

Se eu entrar nesse momento na sua fanpage ou conta do Instagram, tenho certeza que 90% do conteúdo postado é foto. E isso é um erro crucial, para não dizer amador.

Veja bem, o Instagram e o Facebook dão muitas outras opções além da tradicional postagem em foto e uma delas é o vídeo.

Se você tem uma loja de bikes, faça vídeos dos seus produtos sendo utilizados pelos clientes, faça vídeos com uma dica de bicicleta ideal para cada tipo de pessoa, faça vídeos sobre a manutenção da bike. FAÇA VÍDEOS QUE VÃO GERAR VALOR!

Se você tem uma corretora de seguros, faça vídeos curtos explicando para o seu público desejado sobre as diferentes formas de proteger o seu patrimônio.

“André, como saber que tema de vídeo eu posso fazer?” Uma das ferramentas que eu utilizo é o Google Trends

Dica 7 – WhatsApp Marketing

O WhatsApp não é mais apenas uma ferramenta para sacanear os amigos no grupo ou ouvir aquele parente chato no grupo da família. WhatsApp é uma excelente ferramenta para fazer Marketing. Atuo em duas frentes com o WhatsApp: Vendas e pós-venda.

Como eu vendo cursos e treinamentos presenciais e online, meus alunos podem ter o suporte pelo próprio WhatsApp, conversando comigo ou com alguém da minha equipe.

Breve teremos o WhatsApp Business e quando isso ocorrer eu faço um update deste post falando um pouco mais sobre o assunto.

Dica 8 – Não demore muito nas respostas

Veja só, quando um seguidor, fã ou leitor faz uma pergunta, ele não quer que você demore uma eternidade para responder. Internet é real time, internet é “vapt vupt”. Isso não quer dizer que é para você responder qualquer coisa.

Seja transparente com a pessoa que está do outro lado. Escute, converse e aproxime-se dela. Tem um caso muito bacana que aconteceu com um dos nossos clientes em 2015 e que gerou um case de crise sensacional. Respondemos um comentário negativo no Instagram com menos de 1 minuto. Detalhe: O comentário foi no perfil do cliente que postou um texto com uma foto e mesmo assim conseguimos virar o jogo.

Dica 9 – Coloque seu negócio no Google

Você já conhece o Google Meu Negócio? Trata-se de uma excelente ferramenta para colocar a sua empresa no topo do Google. 100% dos clientes do Melhor do Marketing estão lá.

A ferramenta tem um dashboard amigável e de fácil utilização. Além disso, possui um painel com informações detalhadas e atualizadas sobre como as pessoas estão chegando até você.

Agora é possível criar conteúdo direto por lá e esse conteúdo aparece nas buscas. Sensacional essa atualização.

Veja o case do nosso cliente Figata Pizza & Birra

Dica 10 – Tenha uma identidade e deixe que as pessoas saibam isso

Uma marca, produto ou serviço precisa ter sua própria identidade e personalidade. Quando fomos convidados para cuidar da estratégia digital da Figata Pizza & Birra, a primeira coisa que fizemos foi entender qual era o propósito da marca. Isso aconteceu de uma maneira bem simples e objetiva: Reunindo os sócios, a arquiteta e a agência que criou o logotipo.

Quando alguém visitar o seu perfil no Instagram, no Facebook ou até mesmo no seu site, quais são as características que eles vão encontrar? Tenha uma marca com um DNA poderoso.

Dica BÔNUS: O e-mail Marketing não morreu. Está super bem para quem desenvolve a estratégia certa

Volta e meia eu ouço alguém falando que o e-mail marketing morreu e que não funciona mais. Ele passa bem, obrigado! Mas como todas as demais dicas que eu dei aqui, ele precisa de uma estratégia para que dê certo.

 

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André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Gabriel Vicente

    Será que contratar uma empresa especializada já no começo é mesmo necessário? Gostaria da sua opinião sobre onde é interessante reduzir gastos e onde não é.
    http://eufaturonainternet.com.br/instagram-para-empresas/

    • Fala Gabriel, tudo bem? Reduzir custos apenas onde é necessário. Quando inaugurei o meu restaurante em Vila Velha/ES, uma das primeiras coisas que fiz junto com os sócios foi contratar uma profissional especializado para criar a marca e toda a identidade. O departamento de Marketing ficou comigo, mas tinha o suporte desse profissional. Muitas vezes o empresário acha que cortar custos é a solução dos seus problemas. Concordo que custos devem ser cortados, mas marketing não deve ser olhado como custo.

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

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