Artigos

3 coisas que você deve saber antes de criar qualquer conteúdo para o seu consumidor

O maior sonho de um profissional de marketing é ter uma bola de cristal para saber tudo sobre o seu consumidor. Mas como ainda não existe milagre, a nossa sorte é que podemos contar com uma ciência que estuda a fundo o comportamento do consumidor: o neuromarketing.

E essa ciência praticamente nos entregou o ouro: 95% das nossas decisões são tomadas pelo cérebro reptiliano ou crock brain, uma parte pequena que controla os nossos instintos básicos de sobrevivência.

Diante dessa constatação fantástica, a nossa missão é plugar esse conhecimento em todo e qualquer conteúdo que a gente criar! E isso é mais fácil do que a gente pensa. Veja:

1 – A informação deve ser simples.

O cérebro reptiliano é pequeno e tem pouca capacidade de processar as informações. Se o texto do seu anúncio ou post for grande, com informações complexas que explicam demais o produto, o crock brain simplesmente não processa. Daí a reação é: resumir o conteúdo e passar para outra parte do cérebro. Resultado: a informação chega truncada e é praticamente ignorada.

Dica: Para a informação ser simples é importante que ela seja clara, objetiva e direta.

2 – Passe segurança.

A função do cérebro reptiliano é lutar pela sobrevivência.  E ele responde basicamente com duas emoções: medo ou raiva. Ao menor sinal perigo, ele emite sinal que é hora de fugir.

É por isso que quando a gente entra numa loja nova, ou vê um anúncio a gente primeiro analisa e depois decide ficar ou continuar a leitura. Porque ao menor sinal de perigo a gente “foge” saindo da loja, negando a compra e pensando que é picaretagem.

Dica: Mostre que o seu produto funciona.  Coloque depoimentos dos seus clientes no seu site e também nas redes sociais

3 – Seja interessante!

Com pouca capacidade de processamento, o cérebro reptiliano não gasta energia com informação chata.  É por isso que a gente não sente a nossa respiração e nem mesmo a pressão dos sapatos nos pés. Agora, quando estamos diante de uma informação interessante, o crock brain destina energia para processar a novidade.

Dica: Conte estórias interessantes! Inclua detalhes específicos onde o consumidor pode imaginar o cenário, a ocasião… Enriqueça com personagens diferentes e ricos em conteúdo!

É isso! Todo o conteúdo que você criar, lembre-se sempre que o cérebro reptiliano é o guardião das informações do seu consumidor.  Você tem que se empenhar para que o seu conteúdo passe por ele, para que a informação chegue até os outros níveis do cérebro…exatamente as partes que realmente decidem a compra.

Este post foi escrito por Marina Ulhoa.

conteudo-de-valor-em-social-media

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.