Artigos

3 Erros Fatais que lhe Impedem de Vender nas Mídias Sociais

Vamos ser sinceros: Ao final de um mês o que importa mesmo são os resultados que você gerou a partir do trabalho em mídias sociais.

Não adianta falar para o empresário que aumentamos em:

  • 10% o engajamento da sua fanpage;
  • 20% os seguidores no Instagram e;
  • 33% as visitas no site;

Se isso tudo aí não representar uma única coisa: AUMENTO NAS VENDAS.

Falo isso pois atendo dezenas de empresários em todo Brasil e eu mesmo preciso convencer os meus sócios todos os meses no Johnny’s Costelaria, 1º fast-food de costela do Brasil.

Em outro post falarei sobre construção de marca nas redes sociais, mas nesse quero focar exclusivamente nos 3 erros fatais que você está cometendo e que estão lhe impedindo de vender mais e todos os dias.

1 – Ausência de avaliações em sua fanpage

As avaliações em qualquer mídia social são fundamentais. Seja no Facebook, Google, Tripadvisor, Foursquare e até mesmo em vídeo no YouTube. Você já deve ter escutado ou lido por aí que muitos usuários utilizam as redes sociais para reclamar. Essas mesmas reclamações podem virar elogios e fazer com que um cliente tome a decisão de comprar o seu produto ou serviço a partir dessa avaliação.

Muitos clientes chegam até a mim com a mesma dúvida: “André, não sei o que faço para aumentar as vendas da minha empresa utilizando o Facebook. Já criei anúncios e fiz até promoção. Mas não estão convertendo.”

Minha resposta é: veja só, você pode ter criado anúncios que não se convertem, mas antes de tudo você possui avaliações de seus clientes atestando o seu produto?

Em muitos casos a resposta é um sonoro NÃO. Pois é, como você quer vender sem ter boas avaliações e clientes atestando o seu produto/serviço?

O consumidor mudou e agora ele está muito mais seletivo. Se o mesmo encontra uma marca com muitas avaliações de clientes, provavelmente ele vai optar por escolher o seu concorrente.

avaliações Facebook

avaliações fanpage

avaliações johnnys costelaria

2 – Não ter consistência na sua gestão de conteúdo

Você já deve ter percebido que assim que uma empresa entra nas redes sociais ela começa com todo gás. Posta todos os dias, comenta nos posts, conversa com os fãs, promove enquetes e discussões, cria meme e por aí vai.

Depois dos 3 primeiros meses parece que o ânimo diminui. Isso é até normal, porém acontece muito quando a empresa não vê os resultados chegando. E sabe o motivo principal? Não fez o Planejamento de Mídias Sociais e saiu postando qualquer coisa.

Como já dizem por aí “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Meu amigo, você vai precisar de consistência para que o trabalho de mídias sociais tenha resultado. Nada é da noite pro dia. E se alguém falou isso pra você, ele está MENTINDO!

Consistência em Conteúdo nas Mídias Sociais

Se você está com dificuldades em produzir conteúdo de qualidade para o seu público-alvo, recomendo fortemente que você BAIXE GRATUITAMENTE a nossa ferramenta: Proposta de valor em conteúdos para social media.

3 – Focar apenas em uma única mídia social

Veja só, não importa qual é o seu negócio (B2B ou B2C), NUNCA invista o seu tempo em uma única mídia social. Digo isso pois eu já cometi esse erro logo no início das minhas consultorias.

Ter uma estratégia de mídias sociais é fundamental para atrair resultados e para isso digo que você terá que investir em outras redes sociais que vão além de Facebook e Instagram.

Twitter, LinkedIn, Google meu negócio, TripAdvisor, Snapchat, Foursquare e Pinterest são canais valiosos de relacionamento com o seu cliente e que “facilmente” podem gerar vendas para você.

Mas André, eu não tenho tempo para gerenciar tudo isso. Bom, nesse caso você tem algumas boas opções:

  1. Contrate uma empresa ou um profissional sério, ou seja, terceirize o trabalho;
  2. Identifique as redes sociais com maior potencial para o seu negócio;
  3. Execute você mesmo a partir de uma gestão de tempo;

Portanto, fique de olho nestes 3 erros e não deixe que ele faça parte da sua estratégia digital, afinal, você poderá perder vendas com isso.

E se quiser saber como estruturar um plano de estratégias em mídias sociais que traga os resultados desejados para sua marca, acesse abaixo e conheça o Social Media Maps, o nosso curso online.

social-media-maps

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.