ArtigosBlog

4 coisas que você deve fazer antes de criar a fanpage da sua empresa

Decidiu criar uma Fanpage para a sua empresa? Então preste muita atenção nessas 4 dicas do que você precisa fazer antes de tudo.

Identifique se o seu público realmente está lá.

“Todo mundo está no Facebook. É uma rede social online com mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo.” Já me deparei algumas vezes com essa afirmação em minhas palestras e treinamentos pelo Brasil. Por aqui a rede social já conta com quase 90 milhões de usuários ativos de acordo com a revista ProXXIma. São números grandiosos, mas é muito importante avaliar e interpretar esses números e se de fato o ser humano com quem você deseja fazer negócios está presente de forma participativa nessa rede social.

Muitas vezes nossa consultoria já identificou redes sociais de maior potencialidade e presença do público-alvo do que no próprio Facebook. Em muitos casos empresas B2B são as que possuem essa característica, mas já identificamos maior presença do público-alvo e participação ativa em outras redes sociais para empresas B2C.

Diante desse cenário o melhor caminho a ser feito é desenvolver uma pesquisa minuciosa. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode solicitar que as vendedoras perguntem aos seus clientes. Essa mesma pesquisa pode ser desenvolvida através de um simples e-mail marketing para a sua base atual.

Outra estratégia é observar o comportamento de um concorrente no Facebook. Veja o trabalho que ele faz e o volume de interações possíveis que ele tem com o seu público.

Por fim, você também pode utilizar um recurso do próprio Facebook, mas que poucos profissionais de social media prestam atenção. Simule a criação de um anúncio e coloque os filtros do seu público-alvo. Veja o exemplo nas imagens abaixo:

fanpage-de-sucesso

fanpage-de-sucesso-relacionamento

 

Desenvolva a curadoria de conteúdo.

É extremamente importante que você saiba que tipo de conteúdo irá oferecer ao seu público-alvo antes de criar uma fanpage. Uma vez que você identificou a presença do seu público no Facebook, é hora de definir o tipo de conteúdo e as histórias que serão contadas. Uma estratégia que nós utilizamos muito com nossos clientes são as Webséries.

Se a sua empresa desenvolve softwares para outras empresas, uma dica é oferecer posts curtos de como essas empresas podem se beneficiar com o seu software e repassar esse benefício para o cliente final.

Se você é manicure, pode dar dicas e truques para ter uma unha sempre bonita. Ou ainda dicas de cores para arrasar no final de semana.

Não importa o tamanho e o seu nicho da sua empresa, a Curadoria de Conteúdo é fundamental para ter uma fanpage de sucesso. Essa estratégia começa bem antes de você criar uma página fã.

Não sabe por onde começar a fazer uma Curadoria de Conteúdo? Baixe nosso caderno de ferramentas para social media.

Defina objetivos e metas.

Definir metas e objetivos a serem conquistados a curto, médio e longo prazo são fundamentais.

Alguns objetivos que você pode definir:

  • Ter um canal onde o meu público conheça os meus produtos;
  • Transformar a minha fanpage em um SAC;
  • Divulgar meus serviços de consultoria ou salão de beleza;
  • Criar um álbum com todos os produtos que eu vendo;

Algumas metas para você criar:

  • Atingir 1.000 curtidas em 60 dias;
  • Ter engajamento de 15% em meus posts;
  • Estimular a participação dos meus fãs através da curadoria de conteúdo;
  • Estabelecer uma relação de conversa entre minha marca e meu possível fã;
  • Criar ações para que meus fãs entre em contato diretamente via inbox ou pelo telefone;

Imprima esses objetivos e metas e os deixe em local visível. Olhe para eles todos os dias e veja se as ações que você realiza estão lhe aproximando deles.

Esse tipo de ação é altamente eficaz e fará com que a sua Fanpage seja um sucesso.

Saiba o quanto você terá que investir R$.

Contratar uma empresa ou contratar um profissional de carteira assinada? Duas perguntas importantes e que sempre ouço muito.

Para encontrar a melhor resposta para elas, é necessário fazer contas. Saiba o quanto ganha um profissional com esse perfil e quais os encargos trabalhistas que você terá com ele. Compare ao contratar uma empresa e identifique os benefícios que você terá com cada um.

Em tempos de #mimimi sobre a entrega orgânica do Facebook, estabeleça um Plano de Mídia para investir em anúncios. Crie uma planilha e faça projeções de investimentos de acordo com o seu objetivo.

Para se comunicar com os clientes pelas mídias sociais, é preciso planejar e investir. A linguagem e o conteúdo devem ser escolhidos de acordo com os objetivos do negócio.

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.