ArtigosBlog

4 dicas de Mídias Sociais para Pequenas e Médias Empresas

Você possui uma pequena empresa (barbearia, loja de sapatos, salão de beleza, loja de roupas feminina, petshop, restaurante, food-truck…) e não faz ideia de como as mídias sociais podem alavancar os seus negócios? Já se perguntou como é possível aumentar o seu faturamento R$, ter mais relacionamento com seus clientes e fazer com que prospects se aproximem da sua marca?

Muitas vezes essas perguntas pairam sobre a cabeça do pequeno e médio empresário. Ele deseja usar as mídias sociais, sabe da importância do trabalho, porém não tem tempo e não sabe por onde começar.

Pensando nisso, separei 4 dicas básicas e super simples para você colocar em prática hoje mesmo.

Antes de mais nada, você precisa saber de um detalhe muito importante: Diagnóstico Social. Já falei sobre o assunto em dois outros posts.

O diagnóstico social consiste no mapeamento de informações estratégicas sobre sua marca e/ou mercado de atuação dentro do ambiente online. É a primeira e mais importante etapa na construção do planejamento digital de uma marca. Através dele nós podemos criar indicadores, metas e objetivos a serem conquistados a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, se você tem uma pequena loja de bolsas e calçados, precisa entender: o comportamento desse setor, seus principais concorrentes e como se comporta o seu público-alvo.

Para isso, gosto de utilizar o Google Trends entre as diversas ferramentas de pesquisas.

O print abaixo mostra uma pesquisa pela expressão “bolsas femininas” durante o ano de 2013.

5-dicas-Mídias-Sociais-Pequenas-Médias-Empresas-google-trends

Dois termos me chamaram muito atenção, “mochilas femininas” e “bolsas kipling”, como você pode observar no print abaixo:

midias-sociais-pequenas-empresas-google-trends

Uma outra recomendação é você monitorar o mercado de bolsas e calçados. Nesse ponto quero sugerir duas ferramentas para você: Google News e Google Alerts.

Olha que informação fantástica eu trouxe para você com uma simples pesquisa no Google News com o termo “calçados femininos”.

google-news-calçados-midias-sociais-pequenas-empresas

Eu também fiz a configuração no Google Alerts e ele me mostrará resultados incríveis. Faça o teste aí e veja se não estou falando a verdade.

google-alerts-midias-sociais-pequenas-empresas

É claro que esse diagnóstico que acabamos de fazer é bem primário. Um diagnóstico social bem desenvolvido envolve muitos outros fatores. Os clientes do Melhor do Marketing adoram os resultados, mas muitos deles nem sabiam que existiam isso antes de começarmos o trabalho de consultoria.

Bom, agora que você já sabe como iniciar o trabalho de Diagnóstico Social, vamos as 4 dicas de mídias sociais para você colocar em prática hoje mesmo.

1 Blog

Se você quer aparecer no Google, precisa ter um blog e escrever com regularidade. O mesmo possui alta possibilidade de indexação com o Google. Para escrever bons conteúdos, use novamente as minhas dicas já postadas aqui. Google trends, Google suggest e Google keywords tools.

plano-de-negocios-midias-sociais

2 Twitter

Depois do Linkedin, o Twitter é a mídia social que mais utilizo. Um trabalho que realizo diariamente é o monitoramento de palavras-chave de acordo com a empresa que estou prestando consultoria. Através do trabalho de monitoramento consigo criar oportunidades e até mesmo gerar negócios/vendas imediatas.

mídias-sociais-twitter-pequenas-empresas

3 Pinterest

Eu amo o Pinterest. Adoro fazer combinações de palavras e ficar horas procurando no botão de busca deles. Nós do Melhor do Marketing já atendemos muitas empresas da área de casamento. Temos até um curso exclusivo para fornecedores. O Wedding Marketing Brasil. Para esse e outros temas o Pinterest é fantástico.

Eu mesmo já fiz um exclusivo sobre o tema.

midias-sociais-pequenas-empresas-pinterest

4 Facebook

Claro que eu não deixaria o Facebook de fora. A rede social com mais de 1 bilhão de usuários possui inúmeras possibilidades de se gerar relacionamentos e converter esses relacionamentos em resultados.

Separei duas coisas importantes que VOCÊ pode fazer:

Anúncios patrocinados. Nós inclusive temos resultados fantásticos nesse sentido. Já conseguimos pagar 0,01 por clique. Incrível, não é mesmo?

midias-sociais-pequenas-empresas-facebook-anuncios

Periodicidade: É importante que você crie periodicidade nas suas postagens. É partir dela que você vai poder monitorar a taxa de entrega (visualizações, comentários, cliques) e muitos outros indicadores sociais importantes dentro do seu planejamento estratégico digital).

————-

AGORA se você quer aprender muito mais e não sabe por onde começar, BAIXE AGORA MEU CADERNO DE FERRAMENTAS EM SOCIAL MEDIA É GRATUITO.

A foto utilizada nesse post foi retirada do site Corbis.

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.