Artigos

4 Erros Comuns no Início da Carreira de Consultor em Marketing Digital (E Como Evitá-los)

4 Erros Comuns no Início da Carreira de Consultor em Marketing Digital

Todo início de Carreira é comum que você cometa alguns erros, independente se é como Analista de Sistemas ou Consultor de Marketing Digital. O que não pode é que você permaneça neles.

Eu mesmo quando decidi trabalhar com Consultorias de Marketing digital errei dezenas de vezes. Porém, o mais importante quando se comete um erro é: identificar, mapear, corrigir e não errar mais.

Como costumo realizar testes com alguns dos meus clientes e até comigo mesmo, eu ainda cometo muitos erros. Como Marketing não é uma ciência exata, é fato que no decorrer de suas consultorias você irá cometer erros tentando fazer coisas grandiosas.

Porém, os erros que vou apresentar aqui geralmente ocorrem no início da carreira de quem decide ser Consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais.

1 – CONTRATO

Quando você fecha uma proposta e tem o seu primeiro cliente, o que você faz para organizar as informações e formalizar tudo o que foi acordado? “Oras, eu faço um contrato, André.”

Se você já tem essa postura meus parabéns! Porém, conheço muitos profissionais que não possuem a mesma atitude.

No Google você encontra modelos variados de contratos de prestação de serviços. Escolha o seu e personalize o mesmo.

Contrato Consultoria Marketing Digital

Tenho orgulho em dizer que desde o meu primeiro ano como Consultor criei um contrato adaptado de um desses que encontrei no Google e o mesmo foi revisado por um advogado. Em 2016 contratei novamente um advogado para revisar e fazer algumas mudanças importantes. Afinal, muitos dos meus clientes agora estão no modelo de remuneração por participação. Ou seja, ganho juntamente com eles a partir das vendas realizadas.

Como sei que no início ninguém se prepara para contratar um advogado para revisar um contrato de Consultoria em Marketing Digital, baixe um pronto do Google e faça as devidas mudanças que achar necessário. Mas por favor, faça um contrato para cada consultoria fechada. Além de segurança, isso passará ainda mais credibilidade ao seu cliente.

2 – FALTA DE PROFISSIONALISMO E EXCESSO DE AMADORISMO

Veja o diálogo abaixo:

Consultor: Sr. Fernando, foi um prazer conhecer a sua empresa. Agradeço pela oportunidade. Vou preparar uma proposta para lhe enviar em até dois dias.

Prospect: Excelente, Pedro. Me fale seu e-mail para que eu lhe envie mais algumas informações que vão lhe ajudar na criação da proposta.

Consultor: Claro, sr. Fernando. Meu e-mail é pedrao_vv1985@hotmail.com.

Isso é um exemplo verdadeiro e eu mesmo já me deparei com essas situações ao longo desses quase 10 anos de projetos e consultorias pelo Brasil.

Tomou a decisão de atuar como Consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais o mínimo que você deve ter é um email profissional.

“Mas Andre, meu orçamento está apertado e agora não consigo ter um site”. Hoje existem muitas opções no mercado. Compre o domínio (44,99/ano) e pague uma hospedagem (11,99,00/mês) para ter um e-mail profissional e personalizado com o seu nome ou nome da sua empresa.

Outras coisas importantes e que fazem a diferença:

  • Não se atrase para uma reunião, chegue de 10 a 15 minutos mais cedo.
  • Traje de acordo com o perfil do prospect e da empresa.
  • Não invente coisas que a sua empresa ainda não faz ou minta sobre clientes que você nunca atendeu.
  • Se você não sabe, diga que vai pesquisar e aprender.
  • Coloque o celular no silencioso e não deixe o mesmo na mesa.
  • Não fique olhando para o relógio a todo momento. Parece que você está com pressa e deseja que a reunião termine logo.

Ferramenta Gestão de Potenciais Clientes

3 – TIPOS DE SERVIÇOS X PERFIS DE CLIENTES

Esse é um dos erros que está relacionado a ansiedade de ter o seu primeiro cliente e fechar um contrato bom. Afinal, um contrato bom pode chamar muitos outros contratos a partir do momento que você executa o mesmo com perfeição.

Antes de tomar a decisão em ser um Consultor de Marketing Digital, defina quais serviços você quer oferecer e com isso o tipo de cliente que você deseja atender.

Mas André, será mesmo que isso é uma estratégia legal de definir quais clientes quero atender? Será que nessa fase inicial eu não saio atendendo todos que aparecerem na minha frente?

ABSOLUTAMENTE NÃO. Digo isso por experiência própria e por ter sofrido e aprendido com isso. Tiveram clientes, poucos, mas tiveram, que não somaram em nada. Como eu também viajo dando treinamentos e palestras, sempre uso cases próprios criados por mim e pela minha equipe. Então todo cliente que passa por mim precisa virar case e ter os resultados alcançados.

Tipos de Serviço Marketing Digital

Com o tempo aprendi que a responsabilidade de fazer uma Consultoria de Marketing Digital e Mídias Sociais dar certo não depende exclusivamente do Consultor. Essa é uma responsabilidade precisa ser compartilhada e que depende de ambos: Consultor e Empresa. E quando digo empresa, me refiro a todos os envolvidos no processo.

Escolha nichos, segmentos e até o tamanho do cliente. Essa atitude evita que você saia atirando para todos os lados e desperdice energia.

4 – ACHAR QUE OS CLIENTES VÃO CAIR DO CÉU

Em 2010/2011 quando larguei tudo e virei Consultor e até cheguei a abrir uma agência e ter uma equipe com outro sócio, eu imaginava que os clientes iriam chegar com uma facilidade incrível, afinal, eu tinha uma metodologia, o blog do Melhor do Marketing já recebia muitas visitas e éramos quase que únicos em um mercado ainda dominado por agências tradicionais.

Mas não foi bem isso que aconteceu e aprendi uma grande lição.

Vender uma Consultoria em Marketing Digital não é um processo tão simples, principalmente para quem está começando. Imagine isso 6 anos atrás.

Por isso eu digo novamente que aprendi na marra: fazendo, errando, aprendendo e acertando.

  1. Faça uma lista de potenciais clientes e também não potenciais. No primeiro momento toda oportunidade pode ser única.
  2. Defina metas comerciais semanais, como por exemplo: entrar em contato por telefone com 3 empresas, mandar 5 e-mails de apresentação sobre a minha consultoria, conversar com 2 pessoas desconhecidas sobre o meu negócio.
  3. Não espere sentado: vá em eventos, marque um café/almoço, mas não espere sentado. Em 2011 depois de dar um curso aqui em Vitória, um dos meus alunos me add no Facebook e meses depois tomamos um café, logo em seguida o mesmo virou cliente. Lembra, Luciano Zorzal?

Para quem não conhece, A Zorzal Consultores atende clientes em diversos locais do Brasil com consultorias ISO 9001 e outros tipos de serviços. Fomos responsáveis por criar estratégias focadas na captação de clientes B2B através das redes sociais.

Gostou desse post? Então participe também do nosso treinamento online gratuito: 7 Táticas para fazer o cliente ENXERGAR VALOR E PAGAR SEM RECLAMAR por sua Consultoria em Marketing Digital acessando abaixo.

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.