ArtigosBlog

6 dicas para utilizar o twitter de maneira estratégica

Você decidiu investir em marketing digital, mas optou por deixar de lado o Twitter em suas ações de relacionamento com o público-alvo? Muitas marcas concentram sua verba somente para campanhas no Facebook. Além de esquecerem ou não darem a devida importância para o Twitter, também deixam de lado redes sociais como: Instagram, Pinterest, Linkedin e as próprias redes sociais de nicho. Evidente que cada caso é um caso e exige um diagnóstico inicial.

Ao visitar um possível cliente, sempre escuto a seguinte afirmação: “Não acho que meu público está no Twitter, sendo assim, não devemos disponibilizar recursos para trabalhar o mesmo. Concorda, Damasceno?”

É nessa hora que devemos ser estratégicos. Não podem existir “achismos” ou qualquer coisa do tipo. Reunir informações estratégicas sobre determinada rede social online é fundamental. Ajuda na defesa e na construção da proposta.

Sendo assim, preparei 6 dicas para você utilizar o Twitter de maneira estratégica:

Crie listas

As listas funcionam tanto para você monitorar os concorrentes ou o seu público-alvo. Além disso, as listas também são fundamentais no monitoramento de oportunidades.

Crie periodicidade de postagens

Sabe aquela marca que você tanto ama? Veja se a mesma tem Twitter e verifique se há uma periodicidade nas publicações. Não é muito difícil localizar marcas que tuítam uma vez por dia ou até menos. Com essa periodicidade precária, dificilmente você terá resultados tangíveis.

Utilize as hashtags, mas crie 3 ou 4 exclusivas e que represente a sua marca

As hashtags possuem grande importância no Twitter, mas a minha principal dica é que você crie 3 ou 4 que possam representar muito bem a sua marca. Não é uma tarefa fácil, mas os resultados serão bem satisfatórios, principalmente se houver uma periodicidade.

Twitter-para-empresas

Logo que criamos a conta do @omelhordomkt, em 2008, criamos também a hashtag #ilovemkt. Foi uma experiência bem bacana e gerou algo bem positivo para a marca. Também criamos a #sushilover e #deliciasbanzai para o nosso cliente, o Restaurante Banzai.

Personalize o conteúdo de acordo com o seu público-alvo

Esqueça as respostas prontas e automáticas. Elas espantam seus clientes e geram baixa interação. Personalize o conteúdo e a maneira de responder. Invista no diálogo e na conversa bem humorada.

Quer exemplos bacanas de como essa interação tem funcionado muito bem para as marcas que investem nesse formato? Clique aqui e aqui

Que tal explorar o “RT” em perfis estratégicos?

Quer se aproximar de um determinado perfil/usuário, mas não sabe como fazer? Experimente dar RT’s estratégicos durante o dia no que a pessoa/marca fala. Além disso, você também pode tuitar e mencionar o mesmo, dizendo que o post foi criado pensando nela. Se você não experimentar, jamais saberá o que dará certo ou errado. Arrisque algumas vezes, faz um bem danado.

Personalize algumas URL’s

urls-personalizadas-twitter

Para o nosso mais novo cliente, a Inocoopes, nós iniciamos toda a personalização das URL’s, mas somente aquelas que levam para o site da empresa. Isso não era uma prática comum para o cliente. Com um pouco de criatividade, nossa equipe deu início as publicações seguindo esse conceito.

Porém, essa estratégia não é nova aqui para nós. Utilizamos para todos os nossos clientes.

Gostou das dicas? Caso você tenha mais alguma fique à vontade para sugerir nos comentários ou enviar para o nosso twitter @omelhordomkt.

————

Aproveite e leia também:

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.