ArtigosBlog

7 aplicativos que todo profissional de mídias sociais deve usar

Você é profissional de mídias sociais? Então deve saber a importância de alguns aplicativos em nosso dia a dia, tanto para gestão de tarefas, como para desenvolvimento de relatórios e análise de indicadores.

Os aplicativos selecionados aqui, possuem papel importante na gestão de tarefas diárias do profissional de mídias sociais.

Separei 7 aplicativos que fazem parte do meu dia a dia e de toda equipe do Melhor do Marketing. Todos eles são essenciais na construção de ideias, gestão de tempo e gerenciamento de atividades. Além disso, ambos são fundamentais quando o assunto é PRODUTIVIDADE COMPARTILHADA.

Aproveite para baixar gratuitamente o Caderno de Ferramentas em Social Media com 10 ferramentas exclusivas.

1 MindMeister

Crie mapas das suas campanhas e explore com toda sua equipe nas reuniões. O cliente solicitou uma campanha para comemorar os 10 anos da empresa, o mesmo deseja explorar isso nas mídias sociais e espera que você apresente um plano estratégico para gerar buzz, atrair novos fãs, além de aumentar o engajamento da marca em torno de uma data especial.

Nesse momento o MindMeister funciona muito bem. Veja o exemplo abaixo, de como você pode organizar as informações em torno da necessidade do cliente:

2 Trello

Sabe a campanha que o cliente solicitou para comemorar os 10 anos da empresa? Pois é, ele aprovou e você já pode startar com toda sua equipe. Isso quer dizer que você vai precisar delegar tarefas e acompanhá-las, não é mesmo? O Trello é a maneira mais simples e inteligente de fazer isso. E olha que o conheci não tem 6 meses, mas o mesmo já vem facilitando nossas atividades por aqui.

3 Hootsuite

Trabalha com mídias sociais e ainda não conhece o Hootsuite? Além de ter o aplicativo no meu macbook, faço uso do mesmo no meu iPhone e iPad. Facilita o meu dia a dia através da sua interface simples e intuitiva.

Posso fazer a gestão de conteúdo das páginas que administro, monitorar palavras e hashtags. Isso sem falar que posso criar abas específicas de acordo com assuntos que quero monitorar, seja sobre os clientes ou uma pesquisa de mercado.

4 Paper

Conheci o Paper nos últimos dias e já posso afirmar que não consigo ficar mais sem o mesmo. A melhor definição para ele é: Um caderno de rabisco rápido e totalmente envolvente.

Se você é como eu e gosta de desenhar suas ideias para tangibilizar as mesmas, vai adorar o que esse aplicativo pode fazer. Detalhe: Você não precisa ser um expert em desenho, basta ter um pouco de imaginação e criatividade.

Se você apresentou o relatório do último mês para o seu cliente e o mesmo não conseguiu entender, faça desenhos e ilustre de maneira criativa o que os números estão querendo dizer.

5 Evernote

O seu cliente merece um cuidado especial, não é mesmo? Use o Evernote para gravar as reuniões, lembre-se sempre de permitir permissão ao cliente. Além disso, crie pastas e gerencie os conteúdos através das tags. Por exemplo: #reunião01 #reuniãometricas #campanha10anos #relatoriosetembro.

Ter as informações organizadas será fundamental para quando você fizer uma busca específica.

6 Dropbox

Huuum, você está no cliente e o mesmo pediu para rever aquele relatório de 3 meses atrás. O que fazer? Senta e chora? Jamais! Com o Dropbox você pode e deve organizar os últimos relatórios do seu cliente: por mês, por período ou por tipo de mídia social. Exemplo: relatório_janeiro_2013_facebook | relatório_janeiro_2013.

É tudo muito simples e fácil. Você precisa apenas criar o hábito!

Tempo é dinheiro. Você não precisa falar para o seu cliente que quando chegar ao escritório enviará o relatório solicitado. Tenha sempre em mãos e use os aplicativos a seu favor.

7 WhatsApp

Que tal criar um grupo da empresa e discutir algumas estratégias por lá? Muitas vezes temos insights quando estamos nos divertindo ou fora do ambiente do trabalho. Se você teve um insight no final de semana, por exemplo, e não quer perder tempo, compartilhe o mesmo com toda equipe através do grupo. Apenas tome cuidado para que o grupo não torne se improdutivo com o tempo. É importante sempre lembrar o objetivo do mesmo e deixar claro sua importância para a execução das tarefas diárias.

Você pode aumentar a lista sugerindo novos aplicativos. Deixe nos comentários, ou se preferir, envie uma tuitada para @omelhordomkt

UPDATE:

Recebi a indicação do Canva

Os layouts do Canva para redes sociais podem ser usados no Facebook, Pinterest, Twitter, Google+ e Instagram.

 

Compartilhe
  • 92
    Shares
  • 92
    Shares
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.