ArtigosBlog

8 princípios fundamentais para ser um sucesso no e-commerce

Por Abner Phillip

Atualmente no Brasil, somos cerca de 51 milhões de pessoas que já compraram online pelo menos uma vez, sendo que em 2013, 9 milhões fizeram sua primeira compra. Isso mostra que temos um potencial enorme de crescimento no ambiente online e um grande volume de público a ser conquistado. Como resultado, temos um número crescente de empresas envolvidas com e-commerce, já que, por se tratar de um mercado em franca expansão, em um ambiente relativamente novo, é normal que o interesse de novos empreendedores e investidores se direcione cada vez mais intensamente para a internet.

Porém, segundo dados da AbComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), cerca de 70% das lojas virtuais brasileiras vendem menos que dez produtos por mês. A razão se dá pelo fato de que a popularização do e-commerce tem proporcionado a abertura de muitas lojas de forma amadora, sem pesquisas prévias de mercado, planejamento estratégico, planos de marketing e sem um conhecimento sólido dos conceitos básicos de comércio eletrônico por parte de seus empreendedores.

Por ser um ambiente que tem crescido em uma velocidade surpreendente, é normal que a internet gere atração para novas oportunidades de negócios, mas isso muitas vezes tem resultado em um grande número de lojistas que simplesmente não sabem como se comportar no ambiente online, por não terem conhecimento suficiente ou por não perceberem a importância de se estabelecer parcerias competentes para seu crescimento. Sabemos que não existem fórmulas mágicas que levem ao sucesso, mas se você já é um empreendedor digital ou deseja abrir seu negócio online precisa ficar atentos a princípios fundamentais para um e-commerce bem sucedido:

1. Tenha um bom produto:

A busca pela qualidade e inovação deve ser uma constante, seja em um e-commerce de produtos próprios ou em uma loja multimarcas.

2. Conheça seu mercado:

Defina seu posicionamento e atue corretamente de acordo com as necessidades do seu público. Avaliar sempre as estratégias da concorrência pode ser uma arma poderosa na definição das suas.

3. Construa e execute um bom Planejamento Estratégico Digital:

Sem planejamento nada dá certo. Defina metas e trace o caminho mais eficiente para alcança-las.

4. Monitore e Mensure:

Utilize o Google Analytics e outras ferramentas de mensuração para avaliar cada campanha, por menor que seja a ação. Assim você poderá eliminar o que não funcionou e potencializar o que dá certo.

5. Estabeleça sua rede de marketing:

Existem inúmeros canais de venda. Procure conhecer as vantagens e peculiaridades de cada um e invista naqueles que são mais satisfatórios para seu mercado.

6. Construa uma presença digital relevante:

Etapa fundamental para o seu e-commerce. Crie um diálogo com seu público e conquiste seus clientes. Construa relacionamentos e as vendas serão uma agradável consequência.

7. Foco no ROI (Return on investiment) sempre:

Não adianta ter verbas milionárias quando não se obtém um retorno eficiente. Invista com inteligência e conquiste resultados cada vez mais vantajosos.

8. Mantenha-se atualizado:

O mercado digital se inova com uma velocidade surpreendente, portanto é fundamental estar por dentro de cada novidade.

———-

Clique aqui e faça sua inscrição AGORA no curso: E-commerce: Do planejamento à execução.

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Profedsonnegao Santos

    Muito Boa Matéria – Parabéns

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.