ArtigosBlog

A melhor maneira de monitorar anúncios no Facebook

Muito embora o Instagram tenha ganhando um grande espaço no Marketing Digital, o Facebook ainda é o nosso “queridinho”, concorda? Quando pensamos em engajamento e consciência de marca, logo pensamos em milhares de likes e fãs em nossa fanpage, e por isso sentimos necessidade de criar anúncios no Facebook.

Acredito que quem executa diversos anúncios no Facebook ao mesmo tempo, acaba perdendo tempo na hora de monitorar todos eles, e quando digo monitorar, não é apenas acompanhar a evolução, gastos e ROI do anúncio, e sim, interagir de volta com cada usuário. Por isso vou falar sobre a melhor maneira de se organizar e ainda tirar o melhor proveito de seus anúncios no Facebook.

Eu passo a maior parte do meu tempo procurando bons exemplos no Facebook para conteúdos que escrevo. E últimamente tenho percebido a falta de resposta em anúncios. A intenção de criar um anúncio não é justamente alcancar o público alvo e criar mais engajamento? Porém é válido alertar que a responsabilidade de monitorar os cometários gerados em torno dos anúncios, também é de quem cria a campanha de anúncio.

As pessoas acham e até eu por um tempo achei que a melhor forma de promover uma fanpage é ao clicar no botão “impulsionar publicação” que aparece no canto direito de cada post em nossa página. Depois de 2 anos pensando assim e vendo clientes fazerem isso, hoje eu posso dizer: “Não Clique no Botão Impulsionar Publicação no Facebook”. Achou estranho não é? Se quiser economizar, essa é a minha dica.

O motivo de eu preferir não impulsionar nenhuma publicação é que o Facebook otimiza suas campanhas de anúncio, dependendo do objetivo que você escolhe, como por exemplo:

  • Se seu objetivo for cliques no site, o Facebook vai otimizar cliques em links para o seu site.
  • Se for conversão no site, o Facebook irá analisar aqueles que já foram convertidos e em primeiro lugar, vai tentar alcançar pessoas semelhantes.

Porém, se você impulsionar uma publicação, o Facebook sempre vai otimizar por engajamento de publicação, ou seja aquelas publicações mais curtidas, mais compartilhadas ou mais comentadas.

Por isso, mesmo que você decida impulsionar uma publicação que contenha um link, por exemplo, o Facebook ainda assim, vai otimizar por engajamento e não apenas por cliques nos links. Observe que, muitas vezes os anúncios ganham muitas curtidas em uma publicação impulsionada (especialmente aqueles com ampla segmentação), mas apenas uma pequena parte das pessoas clica em seu site.

O objetivo principal de ganhar mais fãs em uma fanpage é de criar uma boa imagem da marca e consequentemente aumentar as vendas, concorda comigo? Para que isso ocorra o engajamento com o público deve ser o foco principal. Conhecer nosso público é a chave do sucesso, e para isso acontecer é necessário ouví-los e respondê-los (fazer com que eles se sintam prestigiados).

Dito isso, você seguramente vai optar por criar anúncios utilizando o Ads Manager, AdEspresso, BornLogic ou qualquer outra plataforma de anúncio lateral ou do feed de notícias do Facebook. Se você, assim como eu gerencia mais de uma página no Facebook e fica muito atarefado na hora de monitorar cada uma delas, não faça como no exemplo seguinte, e deixe de responder a um comentário criado no anúncio.

Ao contrário do exemplo anterior, quando estiver executando anúncios no Facebook, certifique-se de monitorar as conversas criadas no anúncio em questão. Comentário negativo ou positivo, não importa, todos devem ser respondidos para que todo o dinheiro investido em anúncios não seja em vão. Quando um fã ou usuário do Facebook ler e ainda faz um comentário em seu conteúdo, ele mostra certo interesse, e devemos fazer o mesmo e não deixá-los sem retorno.

Para facilitar o monitoramento de comentários gerados em cada anúncio que você cria, existem algumas ferramentas que prometem te ajudar, visto que fazer isso no próprio Facebook é complicado quando se ganha mais de 10 comentários em um anúncio e ainda tem mais de uma página para gerenciar.

Destaquei 3 das principais ferramentas:

Hootsuite
A Hootsuite permite que você crie um painel para monitorar seus anúncios:

 

Depois de configurar seu painel, coluna por coluna, você vai visualizar seus anúncios em ordem cronológica. Porém você não terá os *comentários* em ordem cronológica. Isso significa que você tem que clicar em todos os posts nessa coluna para descobrir o que as pessoas comentam em todos os seus anúncios em execução.

Sprout Social

A SproutSocial também te permite acompanhar os comentários feitos em seus anúncios, mas a “caixa de entrada unificada” da ferramenta, junta todos os comentários de forma que fica difícil encontrá-los em seus anúncios.

 

Na Sprout social, não existe nenhuma maneira de separar comentários feitos em post orgânico de comentários em feitos em post pago (anúncio) ou de mensagens inbox.

Agorapulse
A Agorapulse criou uma ferramenta para que seus usuários nunca percam um comentário em publicações, independentemente se essas publicações são orgânicas ou pagas. Assim que se faz o login no gestor da Agorapulse na aba “caixa de entrada”, os usuários visualizam os comentários mais recentes feitos em suas publicações.

Um clique no filtro e o usuário pode ver apenas comentários feitos em anúncios:

 

A Agorapulse criou um filtro para que você possa se concentrar apenas nos comentários de seus anúncios no Facebook.

Particularmente utilizo a Agorapulse e por isso não preciso procurar por cada comentário e ainda tenho certeza que não deixarei de responder nenhum comentário, pois a plataforma sincroniza 100% do conteúdo.

Dessa forma fica muito mais fácil curtir, responder, ocultar ou remover todo e qualquer comentário criado em seus anúncios, percebe? Se ainda tem dúvidas ou curiosidade, escolha uma dessas plataformas, economize tempo e perceba por conta própria a facilidade que é gerenciar comentários de anúncios.

Gostou desse artigo? Qual tipo de anúncio você mais utiliza e como tem feito para acompanhar cada um deles? Gostaria muito de visitar esse blog novamente e ver o feedback de vocês.

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.