Artigos

3 Dicas para Você sair do Zero e Começar sua Carreira como Consultor de Marketing Digital

3 Dicas para Voce sair do Zero e Comecar sua Carreira como Consultor de Marketing Digital

O mercado de Marketing Digital e Mídias Sociais oferece muitas oportunidades.

Para quem deseja se tornar um Consultor e fazer carreira, pode escolher entre muitas áreas para trabalhar: Profissional de SEO e SEM, Produtor de Conteúdo, Analista de Monitoramento, Web Analytics, Gestor de Comunidades, Inbound Marketing, Analista de tráfego e performance, Métricas e análise de dados e muito mais.

Em 2015 o Facebook possuía cerca de 40 milhões de pequenas empresas.

Apesar de ser um mercado muito competitivo, é possível ser um Consultor e atender empresas de diferentes nichos e tamanhos.

Definir a sua área de atuação é importante para mapear e identificar potenciais clientes. Se você preferir, pode separar por nichos. Isso inclusive já é uma prática muito comum. Eu mesmo conheço consultores que são especialistas na área da saúde e estética, já outros atendem advogados.

Atuando como Consultor desde 2009, experimentei diversas coisas. Isso me permitiu errar muito, mas também acertar muito mais.

Antes de tomar a iniciativa e me tornar um Consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais, tive muito medo se realmente poderia dar certo. Talvez essa seja o medo de muitos profissionais que estão na fase inicial e ainda escolhendo onde atuar. Afinal, largar o certo pelo  “duvidoso” é realmente uma decisão muito importante.

Venci este medo, me “libertei” e fui em busca dos meus primeiros clientes. Porém, somente em 2011 eu decidi que era hora de focar 100% em minhas consultorias. Antes disso eu tinha outro emprego e não me dedicava integralmente as consultorias.

Com esses erros e acertos, juntamente com várias experiências de ter atendido mais de 60 clientes em todo Brasil e treinando milhares de alunos, decidi compartilhar com você, que deseja se tornar um Consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais, 3 dicas fundamentais.

> VEJA TAMBÉM: Como Acelerar sua Carreira com o Marketing Digital

Veja só, mesmo que você esteja começando agora e totalmente do zero, essas dicas são para você. Eu sei o que é isso, pois comecei do zero absoluto até ter os meus primeiros clientes.

Dica 1: Invista em você

Parece clichê começar com essa dica, mas isso é uma grande verdade. Faça cursos, participe de palestras, leia livros, compre revistas especializadas, desenvolva o hábito de assistir vídeos de conteúdo no YouTube, siga profissionais que são referência na área que você deseja atuar.

O mercado de Marketing Digital e Mídias Sociais muda muito. Toda hora temos uma novidade, uma atualização no algoritmo do Facebook ou uma rede social nova.

Costumo falar que rede social é um organismo vivo e que pulsa sem parar.

Esse cenário nos “obriga” a viver em constante atualização. Não permita-se jamais cruzar os braços e achar que você sabe tudo.

Para atuar como um Consultor e preciso estar sempre antenado

Para atuar como um Consultor é preciso estar sempre antenado com o que está acontecendo.

Dica 2: Aprenda e coloque em prática

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é testar tudo de novo que aprendo nesse universo. Não fico muito preocupado se vou errar. Prefiro errar do que viver na teoria dos números.

Teoria dos números é uma definição que eu mesmo inventei para explicar os profissionais que sabem de cor os números de cada rede social, porém nunca fizeram um anúncio ou testaram uma ferramenta/estratégia nova.

Quero compartilhar uma coisa que eu fiz quando estava começando e que me ajudou a ter bagagem e mais confiança em minhas consultorias atuais.

Converse com uma marca potencial, pode ser aquela marca de bairro: (restaurante, loja de roupas, relojoaria e até mesmo o cora do pastel do final de semana na praça. Converse com ele e diga que você irá desenvolver um trabalho com a marca nas redes sociais a custo reduzido. Diga que você está testando de forma consciente novas ferramentas e estratégias e gostaria de colocar em prática com ele.

Nossa, eu mesmo já fiz isso lá em 2007 e 2008. Na época inclusive trabalhava em uma imobiliária que tinha muita resistência em largar os anúncios nos classificados e ir para o digital.

Essa é uma das formas de você não ficar apenas na teoria. A outra forma é você pegar clientes menores, mas isso falarei em outro post.

O trabalho de Marketing nas Mídias Sociais permite que você faça testes e vá adaptando as estratégias conforme a resposta do público.

Faça testes e vá adaptando as estrategias conforme a resposta do publico

Como consultor de Marketing Digital e Mídias Sociais, você terá que desenvolver sua própria metodologia. Isso será fundamental. Desde 2011 tenho a minha, que o é o CRM Digital e o Social Media Maps.

Dica 3: Estabeleça metas e objetivos

Eu sempre fui bom em vender coisas. Já vendi churrasquinhos, pipa e já aluguei apontador quando tinha 10 anos de idade. Digo isso pois além de atuar como consultor, saiba que muita vezes você terá que vender suas consultorias até conquistar notoriedade e os clientes chegarem até você através da sua Estratégia de Marketing Digital.

Por isso eu sugiro que você defina metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Essa decisão lhe ajudará no futuro quando tiver que tomar decisões maiores.

Defina metas e objetivos a curto médio e longo prazo

Gostou desse post? Participe do nosso treinamento online gratuito: 5 Estratégias Comprovadas para fechar contratos de Consultoria em Marketing Digital que Geram de R$ 1.000 a R$ 2.000 mês acessando abaixo.

Treinamento Online Gratuito

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Duda Martins

    Achei muito bom o post! Estou em busca de me encontrar…e me ajudou.. Parabéns André!

    • Que ótimo, Duda. Obrigado pelo seu feedback. Nos próximos dias divulgaremos uma ferramenta de gestão e captação de clientes para quem quer atuar com consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais. Fique de olho em nossos canais.

  • Parabéns André! Gostei, quero ser um consultor de marketing digital.

    • Que ótimo, Kenady. Fico feliz com isso. Conte comigo para o que precisar.

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.