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GUIA PRÁTICO de como aumentar seu alcance orgânico no Instagram

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Olá! Meu nome é Matheus Guerra, e sou da equipe do Instamax. Nesse post vou dar algumas dicas para aumentar o alcance orgânico da sua conta do Instagram. É isso mesmo! Com essas dicas você vai conseguir atingir muito mais pessoas sem investir NENHUM DINHEIRO!

Você utiliza o Instagram?

Se a resposta for não, você está ficando para trás! O Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. Sua base de usuários ativos já ultrapassou os 500 milhões. Em questão de engajamento, segundo a Selfstartr, o Instagram possui uma taxa 2 vezes maior que a do Facebook.

Configurações iniciais

A decisão de seguir ou não um perfil é tomada muito rapidamente. Com isso, é fundamental que o seu perfil seja configurado da melhor maneira possível.

A BIO é a “cara” do seu perfil no Instagram. Ela deve ser clara e objetiva, mas ao mesmo tempo completa. Isso vai ajudar o seu visitante a entender rapidamente o que seu perfil aborda. Recomendo utilizar emojis, não só para facilitar a compreensão, mas para deixar a sua BIO mais atrativa e “descontraída”. Isso vai ajudar a entregar a sua mensagem. Além disso, a BIO é o único local que o Instagram disponibiliza a função de link clicável. Use esse link com sabedoria, pois o Instagram só permite UM link. Coloque a home page do seu site, ou então o link para alguma landing page específica que queira promover.

O nome de usuário é o que vem depois do @. Além de colocar o nome do seu próprio negócio, a dica aqui é também tentar incluir qual é o mercado que o seu negócio se enquadra. Isso vai fazer com que você seja encontrado mais facilmente quando alguém procura o seu mercado. Por exemplo: se você é um coach que se chama João, um bom nome de usuário pode ser @coach.joao, ou então @joao.coach. Se você é uma nutricionista e se chama Maria, @maria.nutricionista seria uma boa escolha. Utilizar o ponto “.” para separar palavras facilita a compreensão do seu nome de usuário.

O nome do perfil é o que aparece em negrito logo acima da BIO. Mais interessante que colocar o nome do seu negócio em si, é colocar em qual mercado você atua. Um ótimo exemplo é o próprio nome utilizado no perfil do O Melhor do Marketing. Como o nome de perfil já é o nome do próprio negócio, foi escolhido “Marketing digital e Educação” como nome de perfil.

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Exemplo de BIO

Não repetir o nome do seu negócio nos nomes de usuário e de perfil é a melhor estratégia, pois isso aumenta o número de pesquisas em que o seu perfil poderá aparecer como resultado. Se no perfil do Instamax tivesse apenas “Instamax” nos nomes de perfil e de usuário, nosso perfil não estaria nos resultados de busca por “marketing no instagram” por exemplo.

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Por último, mas não menos importante, é transformar o seu perfil em um perfil comercial. Temos um post ensinando como fazer este procedimento. Além de um botão de call-to-action no seu perfil, um perfil comercial traz muitas informações sobre suas publicações e sobre o seu público. Essas informações são no do mesmo tipo do Facebook Insights. Você pode – e deve – utilizar essas informações para otimizar suas publicações e analisar qual é o melhor horário para postar alguma coisa. Além desses benefícios todos, se você utiliza o Instagram para anunciar ou vender algum serviço ou produto, isso pode até prevenir que o seu perfil seja desativado pelo Instagram.

Conteúdo

O conteúdo é a chave para o sucesso do seu perfil. De nada adianta ter um alcance muito grande se o conteúdo não for de qualidade. É ele que vai fazer com que as pessoas sejam engajadas com o seu perfil. Se o seu conteúdo for bom, pessoas vão passar a recomendar o seu perfil para outras, algumas pessoas podem compartilhar seu post nos seus perfis. Então invista em produzir conteúdos de qualidade. Use imagens bonitas e chamativas, gifs, vídeos bem produzidos. O conteúdo é o responsável pela sua autoridade em um determinado assunto.

Fique atento às atualidades. Posts bem contextualizados tendem a ser muito compartilhados e recomendados. Um exemplo excelente é esse post da Rock Content, sobre a “guerra dos milkshakes” quando o McDonald’s adquiriu o direito de usar a marca Ovomaltine.

Alguns outros tipos de conteúdo que são muito compartilhados são os memes e as frases motivacionais ou engraçadas. Se puder contextualizar esse tipo de conteúdo ao seu negócio, essa é uma boa forma de aumentar sua visibilidade.

Hashtags

As hashtags são suas principais aliadas no alcance orgânico das suas publicações. A principal função das Hashtags no Instagram é fazer com que seus posts sejam encontrados mais rapidamente. Quando se realiza uma pesquisa no Instagram, além de perfis, o Instagram mostra também hashtags e locais como resultados. Então, você DEVE utilizar hashtags para fazer suas publicações serem encontradas mais facilmente. Temos um post falando como utilizar as hashtags da melhor maneira possível.

De qualquer forma, vou passar algumas dicas aqui também. A primeira dica é muito simples, mas fundamental: utilize hashtags relacionadas ao seu post. Quando as pessoas fazem busca por uma hashtag, elas querem encontrar posts relacionados àquela hashtag, e mais nada além daquilo.

Outra dica é evitar o uso excessivo de hashtags em um único post. O Instagram permite o uso de 30 hashtags por publicação. Este limite também inclui hashtags nos comentários. Porém o uso excessivo de hashtags pode causar uma má impressão para as pessoas que veem o seu post.

O Instagram considera a legenda de uma publicação como um comentário. Então, para deixar a sua publicação ainda mais limpa de hashtags, você pode colocá-las como um comentário assim que a imagem for postada. Isso vai fazer com que essas hashtags sejam indexadas ao seu post da mesma maneira, e vai fazer com que a sua legenda fique menos poluída.

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Por último, mas não menos importante, é não utilizar hashtags estrangeiras. Como eu disse acima, as hashtags são muito utilizadas para que as pessoas encontrem seus posts. Se a hashtag é em língua estrangeira, isso significa que a maior probabilidade é que eles sejam procuradas por pessoas estrangeiras. Então, só utilize esse tipo de hashtag se a sua intenção for atingir um público fora do país.

Localização

Assim como as hashtags, as localizações também aparecem como resultados de buscas no Instagram. Assim, é interessante colocar localizações nas suas publicações. A principal dica é utilizar localizações diferentes em suas publicações. Coloque localizações que sejam “badaladas”, como pontos turísticos e shoppings por exemplo. Portanto, inserir essas localizações muito frequentadas e colocar localizações diferentes em cada publicação vai aumentar consideravelmente seu alcance orgânico.

Marcar perfis relevantes

Uma dica muito boa, porém pouco utilizada, é marcar perfis relevantes nas suas publicações. Procure exemplos de influenciadores ou empresas que tem relação direta com o assunto do post. Por exemplo: se fizer um post sobre empreendedorismo, marque perfis que falam desse assunto, por exemplo o @geracaodevalor. Se fizer um post com uma citação de livro, marque o perfil de livrarias e sites de avaliação de livros. Marque mais de um perfil em uma única publicação para aumentar ainda mais o seu alcance.

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Isso pode ser bom por 2 motivos. O primeiro, é as pessoas verem as fotos em que os perfis que elas seguem foram marcadas, e assim seu post será visto por um público diferente. O segundo é pelo fato de o perfil que você marcou gostar do seu post, e assim existe a chance de ele compartilhar o seu post no perfil dele.

Interações

Os tipos de interações permitidas pelo Instagram são: curtir foto, seguir perfis, comentar fotos e enviar direct message. Além de fazer tudo isso com as pessoas que já te seguem e interagem com seu perfil, a dica aqui é fazer isso para chamar atenção de quem ainda não te conhece.

Vá em perfis de parceiros, ou concorrentes, ou qualquer perfil que tenha como seguidores o público que você procura. Veja as pessoas que engajam com as publicações desses concorrentes, e interaja com essas pessoas. Curta fotos delas, comece e segui-las. Se elas interagem com seu concorrente, elas certamente têm interesse no seu mercado e no seu produto.

Interagir com essas pessoas e chamar a atenção delas para o seu perfil vai fazer com que você ganhe novos seguidores reais e engajados com suas publicações.

Existem ferramentas que fazem algumas dessas interações automaticamente. O Instamax é uma delas. Mas como o objetivo desse post é falar de formas gratuitas para aumentar o seu alcance, você pode fazê-las manualmente. Isso não vai trazer o mesmo retorno que as ferramentas automáticas, mas sem dúvidas trará ótimos resultados.

Esse post ficou grande! Se você chegou até aqui, escreva “Agora vai” nos comentários para a gente saber quem vai fazer o Instagram bombar a partir de hoje!

O objetivo desse post foi passar várias técnicas diferentes. Se cada uma dessas dicas der um retorno pequeno, a soma deles vai ser um ganho enorme nos seus resultados finais. Então não perca tempo, e comece a utilizar essas técnicas HOJE.

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Sobre André Damasceno

  • Daniel Madureira

    Excelentes dicas. Possuo um perfil de venda de pacotes de carnaval e queria fazer com que ele tivesse mais engajamento. Não costumava interagir muito com o meu público, apenas postava conteúdo e isso não gerava os resultados que eu esperava. Vou colocar as dicas em prática. Agora vai!

  • Mari Nascimento

    Agora vai!!! Obrigada!

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

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