Artigos

Como usar a Internet para Divulgar e Vender seus Produtos e Serviços

A internet e as mídias sociais são excelentes canais para Divulgar e Vender seus produtos ou serviços.

Pergunte a qualquer empresário quais são os desejos dele com o Trabalho de Marketing na Internet e é bem provável que 8 entre 10 vão responder exatamente isso:  “André, eu quero divulgar a minha marca e o que eu faço e por consequência vender os meus produtos e serviços”.

Ok, e os outros 2 André, o que eles vão responder? 1 talvez não saiba o que quer então vai falar qualquer coisa e o outro vai falar que seu foco principal seja “apenas” gerar relacionamento com o seu público. O que na minha opinião também trata-se de uma oportunidade na parte de divulgação, pois sem a divulgação correta e planejada você não vai ter a possibilidade se se relacionar.

Atuando como Consultor de Marketing Digital eu percebi que:

  • Existem muitos serviços que você pode oferecer para o empresário que deseja te contratar ou que esteja com problemas;
  • Muitos profissionais que desejam atuar com Consultorias em Marketing Digital não sabem por onde começar e ficam batendo cabeça;
  • Divulgar e Vender um produto ou serviço utilizando a internet e as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Blogs, E-mail marketing, Pinterest, Google Meu Negócio e etc), é algo que está ao alcance de todos, mas nem todos conseguem fazer.

vender nas midias sociais

Escuto muitos empresários falando que não conseguem vender pelo Facebook e Instagram e que na maioria das vezes seus fãs nem são de fato seus verdadeiros clientes. Mas por que isso ocorre? Pelo fato de terem começando o trabalho sem uma estratégia ou sem um Plano de Presença Online.

Se você é empresário e precisa de certa forma divulgar seu produto/serviço e aumentar as vendas, vou apresentar aqui 4 maneiras práticas do que você pode e deve fazer.

Agora se você é um Consultor de Marketing Digital ou deseja ser um, as 4 dicas vão servir para você oferecer ao seu cliente e também ter dentro do seu portfólio de serviços.

Pegue papel e caneta e vamos as dicas.

1 – Antes de querer vender o seu produto ou serviço, saiba realmente quem é o seu público e busque entender o seu comportamento.

Hoje existem muitas formas de se fazer isso. Se você tem um site, por exemplo, pode fazer através do Google Analytics e também através do site https://www.navegg.com/

Todos os sites/blogs dos meus clientes precisam ter códigos do GA e do Navegg instalados.

Se você ainda não tem um site, pode descobrir isso pelo Facebook insights e também pelo Audience insights.

painel navegg analytics

A imagem acima mostra o comportamento do usuário que acessa o meu site www.omelhordomarketing.com.br

Essas informações me ajudam a tomar decisões sobre que tipo de conteúdo escrever e principalmente se estou no caminho certo a partir das respostas e interação do meu público.

2 – Invista no Marketing de Conteúdo

Talvez você não saiba, fotos, vídeos, e-books, webinars, infográficos e ferramentas em pdf são coisas que as pessoas gostam, desde que: estejam atrativos e ajudem a solucionar um problema ou de certa forma distraia o seu público.

Por meio de uma estratégia de “Gestão de Conteúdo” tipo de serviço que adoro vender em minhas Consultorias de Marketing Digital, você vai definir o tipo e formato de conteúdo, periodicidade das publicações, quais redes sociais participar e principalmente como fazer o seu público se envolver com o seu conteúdo de maneira que ele queira consumir o seu produto ou serviço.

Nesse momento estou atendendo uma rede de Hotel do Interior do Espírito Santo e uma estratégia que estamos criando e que vamos executar é trabalhar os benefícios ao redor do hotel como atrativos. Isso será contado em forma de carrossel dentro do perfil do Instagram da marca e também em posts avulsos no fanpage.

Aqui mesmo no blog eu tenho uma sessão com 3 materiais para downloads gratuitos. Acesse aqui e veja o que mais te interessa.

3 – Faça anúncios no Facebook que promovam sua marca ou um produto

Anúncios no Facebook convertem e muito. Desde que bem planejados e que tenham um acompanhamento quase que full time. Utilizando o audience insights eu consigo saber informações sobre: interesses, acesso, gênero, ocupação e muito mais.

Olhando o Gerenciador de Negócios existem hoje 12 opções de anúncios para você criar. Tenho certeza que nesse momento 1 ou 2 vão se adequar ao que você precisa.

Se você tem uma loja física, recomendo usar o “Visitas ao estabelecimento”. Esse é o meu tipo de anúncio favorito, juntamente com o “Tráfego”.

Preste muita atenção na hora de escolher o seu objetivo.

“André, como eu sei qual o melhor e mais correto utilizar?” Fazendo um planejamento inicial, sabendo exatamente o que você quer e contratando um profissional que seja especialista no assunto. Se precisar de ajuda, me mande um mensagem no WhatsApp eu que posso lhe ajudar. 27 996958924.

Gerenciador de Negócios power editor

4 – Crie uma conta no Instagram e utilize todos os recursos: (foto, vídeo, stories, carrossel, ao vivo).

Nos últimos meses o Instagram tem sido o meu canal preferido para divulgar os meus serviços de cursos e treinamentos pelo Brasil. Ultrapassamos a marca de 21.000 seguidores e o engajamento tem sido incrível. No mínimo 3vezes na semana eu recebo Directs com solicitações de propostas.

Em meu perfil e no dos meus clientes você vai observar que eu to sempre mesclando o conteúdo e utilizando todos os recursos. Tenho utilizado muito os stories para divulgar os treinamentos e os alunos desenvolvendo os exercícios.

Instagram do Melhor do Marketing

Perguntas que eu sempre escuto relacionadas a estratégias no Instagram:

Quantas vezes eu devo postar?
Resposta: Depende. O mais importante que a quantidade é a qualidade. Eu tenho postado todos os dias nos últimos 30 dias.

Quais hashtags eu devo usar?
Resposta: Exatamente aquelas que o seu conteúdo se identifica. Eu utilizo sempre a #ilovemkt, porém tem outras que eu vou mesclando: #empreendedor, #empreendedorismo, #marketingdigital. Se você é um restaurante localizado no bairro “Praia do Canto”, você vai colocar a hashtag #praidocanto.

Qual o melhor horário?
Resposta: Depende. Se você usa uma conta empresarial, o Instagram Insights consegue te mostrar isso de uma forma que é possível deduzir o melhor horário. Mas a minha dica é que você faça testes de horários.

Bom, se você chegou até ao final desse post, deixe seu comentário com dicas, sugestões ou perguntas. Eu vou separar um tempo para ler todas e responder os comentários. Isso é uma das formas de eu entender que você está gostando das minhas dicas.

 

 

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.