Artigos

Os 5 Maiores Desafios do Profissional de Consultoria em Marketing Digital

Os 5 Maiores Desafios do Profissional de Consultoria em Marketing Digital

André, tomei a decisão de me tornar um profissional de Consultoria em Marketing Digital e Mídias Sociais e agora preciso saber quais são os 5 maiores desafios que enfrentarei pela frente ao seguir com essa profissão.

Em 2007 quando iniciei os estudos de Mídias Sociais, Marketing Digital e Internet Marketing, eu não tinha muita noção do que poderia vir pela frente. Eu sabia que era um mercado extremamente promissor, pois acompanhava algumas matérias internacionais, mas não tinha certeza que “vingaria” no Brasil.

Em 2009 quando criei o Melhor do Marketing estava decidido que viveria profissionalmente como um Consultor de Marketing Digital. Para que isso ocorresse eu precisava enfrentar alguns desafios, um deles era o próprio desafio financeiro.

marketing-digital-quando-comecei

Palestra de Mídias Sociais na faculdade que me formei, 2009

Eu não precisava investir muito no negócio, mas eu precisava ter: um bom site (incluindo o domínio, plano de hospedagem), celular com pacote de dados, computador, internet fixa e mobiliário para o home office, pois naquela época eu ainda morava com os meus pais.

PS: Hoje eu já sou casado e tenho um espaço dentro da minha casa onde atendo meus clientes em todo Brasil, dou meus treinamentos online e fecho meus workshops presenciais, como também utilizo muitos espaços de coworking.

Quando estou em sala de aula comento rapidamente esse momento para os meus alunos e digo sobre à importância de ter enfrentado esses desafios de cabeça erguida e com muita determinação.

consultor-marketing-digital

Sala de aula do meu treinamento de Marketing e Mídias Sociais em Recife

1 – Se manter atualizado

Ao escolher essa profissão VOCÊ precisa desenvolver o hábito de participar de eventos e treinamentos, ler livros e revistas que são publicados aos montes, acompanhar as tendências que muitas vezes chegam primeiro fora do Brasil, acompanhar profissionais que estão fazendo acontecer, diferente daqueles que falam que vão fazer.

Essa é uma área que vive em constantes mudanças. O que é novo hoje, já não é amanhã. Inclusive em meus treinamentos eu digo aos meus alunos para não acompanharem os números de cada rede social, o foco deve ser na análise do comportamento dos usuários dentro da rede.

2 – Criar uma metodologia de trabalho

Todo profissional precisa ter uma metodologia de trabalho. Pode ser uma que ele crie ou então que ele identifique no mercado. Em 2011 eu criei a minha própria metodologia chamada CRM Digital, que com o passar dos anos eu fui adaptando e hoje ela chama-se Social Media Maps.

Com o SMM eu não criei apenas uma metodologia de trabalho, criei um passo a passo para Criar, Executar e Monitorar suas campanhas de Mídias Sociais.

planejamento de mídias sociais

Todas as vezes que eu assino um  contrato com um cliente, sei exatamente a direção que preciso seguir para entregar ótimos resultados.

Você também precisa criar a sua metodologia e dessa forma colocar em prática junto aos seus clientes.

3 – Se manter produtivo diante de tanta informação

Confesso que essa é uma tarefa um tanto quanto difícil. Ter foco e disciplina é fundamental para que VOCÊ seja um Consultor de Marketing Digital produtivo. Se todas às vezes que você for entrar no FB, Instagram, LinkedIn, E-mail e tantos outros canais e perder atenção devido um vídeo novo que seu amigo postou, ou então a sua prima que está de namorado novo, no final do mês você verá todo o seu trabalho ficando perdido.

Bom, nesse ponto eu tenho duas dicas para lhe dar:

1 – Você precisa monitorar suas ações ao longo do dia e saber exatamente as atividades que você precisa fazer para entregar ao seu cliente. Trace uma estratégia, defina horários e tenhas hábitos saudáveis com a atividade que você exerce.

2 – A segunda dica é para você que acessa o FB pelo navegador Google Chrome. Instale a extensão “Kill News Feed”, pois o mesmo “mata” o seu feed do Facebook, fazendo com que você não veja as publicações dos seus amigos pelo desktop. Nada muda quando você acessa pelo app Facebook do seu celular.

Não quer dizer que pelo fato de trabalhar com Consultorias de Marketing Digital e Mídias Sociais que eu preciso ficar vendo as publicações dos meus amigos a todo momento.

4 – Criar uma rotina de trabalho que traga resultados

Nem sempre eu tive uma rotina para executar minhas consultorias. E isso fazia com que eu deixasse de ganhar mais e até prejudicava meus resultados.

A palavra rotina sempre me causou certo desconforto, pois não sou bom em fazer coisas tudo muito programadas, certinhas, no horário “programadinho” e blá blá blá. De certa forma eu estava errado e precisava corrigir.

Juntamente com uma metodologia, eu percebi que a rotina seria fundamental.

Quando eu assino o contrato com um cliente novo, eu sei exatamente quais passos eu preciso dar para criar uma sequência de trabalho.

  • Assinar contrato
  • Preparar briefing online
  • Cliente responde o briefing, eu analiso
  • Dou feedback para o cliente e alinhamos as primeiras estratégias
  • Desenvolvo a programação de tarefas e ações a serem executadas
  • Identifico as partes responsáveis dentro de cada etapa
  • Defino prioridades dentro do trabalho
  • Começo a EXECUÇÃO

Eu não apenas criei uma rotina que dá certo, como elevei o nível das minhas Consultorias de Marketing Digital e hoje tenho muito mais retorno financeiro e qualidade de vida.

Você precisa fazer 3 perguntas poderosas a si mesmo:

  1. Minha rotina favorece o meu trabalho?
  2. Estou organizado com as minhas tarefas?
  3. O quanto estou produtivo diante da rotina adotada?

5 – Entregar além do que foi prometido

Durante algum tempo eu relutei em achar que isso era um desafio, hoje isso é um diferencial competitivo. Talvez você não saiba, mas o mundo está cheio de profissionais medianos, para você se destacar nesse mercado extremamente competitivo ser bom não basta. Você precisa ser foda! Para ser esse cara um dos pontos é entregar além do que foi prometido.

Talvez VOCÊ ache que é besteira, mas isso foi uma das coisas que deu sustentabilidade ao meu negócio. De acordo com o Sebrae e o Portal Infomoney, um terço das empresas fecham em 2 anos no Brasil. O MMKT está indo para o seu 9º ano de vida.

Gerar confiança no seu cliente é um ponto estratégico para que vocês criem uma relação duradoura e que possa trazer resultados no curto, médio e longo prazo.

Minha dica é: Você precisa refletir sobre isso.

Minhas consultorias costumam durar 2 a 3 anos. Ou seja, muitos dos meus contratos são renovados quando identificamos que o serviço é necessário e que a minha missão ali ainda não terminou.

Talvez você esteja se perguntando…

Se você chegou até o final desse post talvez esteja se perguntando o porquê de eu ter preparado esse conteúdo para você. Eu preparei esse material por que eu quero que você enfrente esses e outros desafios na sua carreira de Consultoria em Marketing Digital muito mais preparado. Por que quando eu comecei eu não tive alguém para me orientar e me falar sobre os obstáculos que iria enfrentar.

Gostou desse post? Participe do nosso treinamento online gratuito: 5 Estratégias Comprovadas para fechar contratos de Consultoria em Marketing Digital que Geram de R$ 1.000 a R$ 2.000 mês acessando abaixo.

Treinamento Online Gratuito

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.