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Como Encontrar o Primeiro Cliente e Fechar um Contrato de Marketing Digital

Como Encontrar o Primeiro Cliente e Fechar um Contrato de Marketing Digital

“André, desde que comecei a trabalhar com Consultorias em Marketing Digital e Mídias Sociais tenho tido muitas dificuldades em encontrar clientes e fechar uma proposta. Realmente eu pensei que fosse mais fácil e não sei o que fazer.”

Não é por que você criou uma fanpage ou uma landing page toda automatizada que vão chover clientes pedindo propostas de consultorias em Marketing Digital e Mídias Sociais para você.

Esse é um processo que leva tempo até os clientes chegarem até você. Primeiro é preciso construir AUTORIDADE. E autoridade se constrói atendendo primeiro outros clientes. Caso contrário você fica muito na teoria.

Assim como qualquer produto ou serviço, o trabalho de Consultoria precisa que você apresente aos seus prospects ou que eles cheguem até você. E não. Não se trata de uma venda como um produto ou serviço qualquer. Vender uma Consultoria de Marketing Digital e Mídias Sociais exige sim muita técnica e conhecimento.

Nesse post eu ainda não falarei sobre técnicas de vendas, mas sim técnicas de como encontrar o seu primeiro cliente e fechar o seu primeiro contrato.

P.S.: levarei em consideração que você já definiu os serviços de consultoria que você vai prestar, o tamanho dos clientes que você quer atender e também que já iniciou a sua marca nas redes sociais.

Caso não tenha feito nada disso ainda, leia esses três outros posts e depois volte aqui:

Etapa 1: Defina nichos e segmentos de clientes potenciais.

Pegue papel e caneta e anote separadamente 5 a 10 clientes em diferentes nichos. Eu particularmente gosto de fazer isso com comida, pois tenho muitos nichos para explorar

Restaurantes / Comida Japonesa

  1. Prospect 1: Japamar
  2. Prospect 2: MarJapa
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Restaurantes / Comida Italiana

  1. Prospect 1: Cantina do Mário
  2. Prospect 2: Cantina do Luigi
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Restaurantes / Self service

  1. Prospect 1: Cantina do Mário
  2. Prospect 2: Cantina do Luigi
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Prestação de serviços

  1. Prospect 1: Consertamos tudo
  2. Prospect 2: Loja de informática do André
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Vestuário feminino

  1. Prospect 1: Moda fina da Mari
  2. Prospect 2: Fina moda da Fernanda
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Pet shop

  1. Prospect 1: Pet shop cão amigo
  2. Prospect 2: Pet shop amigo cão
  3. Prospect 3: XX
  4. Prospect 4: XX
  5. Prospect 5: XX

Repita esse procedimento para todos os nichos e sub-nichos que você for identificando. Separe uma manhã para fazer isso, de preferência longe de interrupções e distrações. Esse é o momento de concentração e dedicação total.

Ferramenta Gestão de Potenciais Clientes em Marketing Digital

O ideal é que você tenha cerca de 5 ou 6 nichos para começar e em cada nicho 5 a 10 possíveis clientes. Fazendo uma conta rápida nós teremos: 6 nichos x 10 prospects em cada nicho = 60 possíveis novos clientes.

Etapa 2: Identifique se esses prospects já estão nas redes sociais

Agora preste muita atenção no que você precisa fazer.

  1. Vá no Google e Facebook e faça uma busca por cada um dos prospects que você inseriu nas anotações.
  2. Crie uma planilha com a URL de cada rede social que você tenha encontrado desse cliente. Se não tiver encontrado nada deixe essa observação.
  3. Faça uma breve análise de como é a participação desse cliente nas redes sociais. Coisa rápida.
  4. destacando aqueles que você identificou num primeiro momento como potencial para apresentar uma proposta.

Pronto. Se você chegou até aqui saiba que você acaba de aumentar suas chances de fechar o seu primeiro contato em 80%.

“André, você falou 80%?” Sim. Pois essa parte é a mais operacional de todas e exige força de vontade e determinação. Características que muitos de nós esquecemos nessa hora.

Etapa 3: Bom, aqui estão os 20% restante de como encontrar o seu primeiro cliente.

Após realizar com MAESTRIA as etapas 1 e 2, você vai partir para a ação.

Essa era a fase que eu tinha mais pavor quando tomei a decisão de ser um Consultor de Marketing Digital. Talvez você não acredite, mas eu já fui muito tímido. Muito tímido mesmo!

Eu tinha medo de ligar para o prospect que coloquei na lista. Eu tinha vergonha de ligar para esse potencial cliente e falar quem eu era e de que tinha uma oportunidade de negócio para ele.

Bom, eu enfrentei esse medo. Mas antes deixa eu te falar o que fazia, porém nem sempre tinha uma taxa de conversão boa.

Após identificar quais clientes estavam nas redes sociais, eu preparava um texto e enviava por Facebook, Instagram e até por e-mail. Contudo, essa ação não tinha uma taxa de conversão boa. O ligar era muito mais efetivo.

Eu enfrentei o medo repetindo a seguinte afirmação todas as vezes para mim mesmo: “André, o não eu já tenho. O que custa ir atrás do sim?”.

De verdade, isso funcionou muito comigo e funciona até hoje. Então, por que você não pode fazer o mesmo? Siga essas 3 etapas e prepare-se para ter o seu primeiro cliente de Consultoria em Marketing Digital.

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André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Lu Almeida

    Oi André, boa tarde.
    Encontrei o meu primeiro cliente e estou engajada em prestar um serviço de excelência para ele.
    O segmento é agência de Recrutamento e Seleção.
    Como elaborar um mapeamento correto das ações atuais do cliente?
    Se mostrar para ele como posso melhorar e profissionalizar o que ele hoje faz como “engajamento digital” certamente irei conquistar excelentes resultados imediatos e certamente novos clientes através da indicação de um cliente muito satisfeito.
    Você tem algum modelo de mapeamento disponível para compartilhar conosco?
    Grande abraço.
    Luciana Almeida.

    • Ei Lu, tudo bem? Que ótimo ter esse seu feedback. Todas as vezes que eu fecho um contrato de Marketing Digital, o primeiro passo que dou é desenvolver um diagnóstico social para ele. O Diagnóstico social trata-se de um mapeamento de informações sobre a atual presença online do cliente. Nesse passo eu identifico os indicadores atuais e cruzo com as informações que vou apresentar para o cliente. Eu tenho uma metodologia chamada Social Media Maps. Dá uma olhada nesse link aqui http://socialmediamaps.com.br/reservar/

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