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15 Ferramentas que todo Profissional de Consultoria em Marketing Digital deve usar

Você é um(a) Consultor(a) de Marketing Digital ou deseja trabalhar com Consultorias nessa área? Se a sua resposta foi SIM ou você está cogitando essa hipótese, então é importante você saber que além de todo o conhecimento que você precisa adquirir, você também terá que ter ao seu lado FERRAMENTAS que vão lhe auxiliar no seu dia a dia.

Como Consultor de Marketing Digital desde 2009, eu sempre tive e tenho ao meu lado ferramentas que auxiliam no meu trabalho. Se engana quem pensa que as únicas ferramentas importantes são os softwares de Gestão em Mídias sociais, aqueles que fazem relatórios e organizam o conteúdo.

Como Consultor(a) de Marketing Digital você vai precisar ter ferramentas Operacionais, Estratégicas e até de Gestão. As 15 ferramentas abaixo foram selecionadas para que você seja um(a) Consultor(a) muito mais produtivo e tenha mais resultados.

Eu USO todas as ferramentas que cito nesse post. Algumas mais, outra menos. Então vamos a elas:

1 – Agorapulse

É a minha ferramenta favorita para fazer a Gestão de Mídias Sociais dos meus clientes. Além dos relatórios personalizados e uma plataforma totalmente intuitiva, através do Agorapulse eu consigo: monitorar meus concorrentes, analisar as métricas, agendar posts e muito mais.

As métricas de conteúdo são sensacionais e a parte de exportar os relatórios também. Tenho apenas o trabalho de exportar, fazer minhas análises pessoais baseada nos números e pronto. Se você quiser pode editar o arquivo pois o relatório é exportado no formato ppt.

PS: Eles possuem aplicativo para IOS.

https://www.agorapulse.com/pt/

ferramentas-para-consultor-de-marketing-digital-Agorapulse

2 – MLabs

Eu conheci o MLabs no finalzinho de 2016 durante um curso em BH, quando um aluno me apresentou a ferramenta. Eu comecei a usar a mesma junto com o Agorapulse apenas por uma questão de valor. O MLabs tem o valor um pouco mais em conta e isso acaba influenciando na decisão do cliente.

Você consegue agendar publicações no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e até no YouTube. A ferramenta também é bem intuitiva e o painel de relatórios é super prático e de fácil entendimento.

https://www.mlabs.com.br/

3 – Trello

Você atende muitos clientes e precisa ter sempre o controle das tarefas que estão sendo executadas por cada membro da equipe? Então o Trello é perfeito para você.

Eu sempre tive dificuldades em escolher uma ferramenta ideal para gerenciar as tarefas. Confesso que eu até hoje sou a favor do post-it. Aqui no meu escritório as paredes estão cheias e eu adoro espalhar cada nova ideia por um cantinho que ainda esteja “em branco” hehe.

Mas chega uma fase na vida de todo homem todo consultora(a), que é preciso ter uma ferramenta para lhe auxiliar, inclusive quando você estiver fora do escritório, que é o meu caso devido as viagens, para que você possa acompanhar o andamento de cada tarefa.

https://trello.com/

4 – Meu Dinheiro

Sistema 100% online e com versão gratuita com limitação para fazer seu controle financeiro. Contas a pagar, valores a receber, vencimentos e muito mais. Um consultor de Marketing Digital é um profissional liberal/autônomo, então você precisa ter controle sobre as finanças.

Ele é super fácil de usar e a versão gratuita tem muitos recursos. Ele gera gráficos automáticos e facilita o seu controle de gastos. Recomendo muito a utilização do Meu Dinheiro ou de outro sistema semelhante caso você conheça.

https://www.meudinheiroweb.com.br/

5 – Google Drive

Eu tenho a versão paga do Drive desde o seu lançamento. Não tenho nada no meu computador e todos os arquivos ficam na nuvem. “Mas André, você não tem medo”?. Nunca ocorreu nada comigo sobre perder arquivos, então posso te asegurar que comigo é super tranquilo.

O Drive já permite que você crie apresentações no estilo do Power Point, faça planilhas no estilo do Excel e escreva textos iguais você escreveria no Word. Sensacional, não é mesmo?

A vantagem disso tudo é ser colaborativo. Você e sua equipe podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que esteja conectado à internet e fazem as coisas simultâneas.

Outra vantagem é que se o cliente pedir um relatório antigo, você pode acessá-lo a qualquer momento se estiver no Drive.

https://www.google.com/drive/

ferramenta-consultor-marketing-digital-google-drive

Tem também o Dropbox que funciona muito mais para armazenar arquivos e não tem todos esses recursos do Drive.

6 – MindMeister

Eu descobri o MindMeister em 2013 e de lá para cá nunca mais fiquei sem. Ele tem uma versão gratuita limitada a 3 mapas, mas a versão paga é super em conta e vale super a pena.

Todas às vezes que eu crio um projeto novo eu gosto de criá-lo em forma de mapas. Eu me impressiono com a qualidade e os recursos da ferramenta.

Ela também tem o recurso de compartilhar com outras pessoas, então você pode criar um mapa do seu projeto e compartilhar com algum membro da sua equipe e juntos vocês irem criando.

Se você é do tipo que adora visualizar as coisas e saber como elas estão ficando, o MindMeister vai te ajudar muito.

PS: A ferramenta é 100% online e possui app para IOS e Android. Inclusive esse é um dos recursos que eu uso muito sempre quando estou esperando por uma consulta ou viajando de UBER.

https://www.mindmeister.com/#all

ferramentas-para-consultor-de-marketing-digital-Mindmeister

7 – Canva

Se você de vez em quando precisa de uma ajudinha na hora de criar posts para as redes sociais com um design sensacional, mas ainda não tem a parceria com um Designer, eu recomendo que você utilize o CANVA.

Intuitivo, fácil e rápido. A ferramenta é para você que não designer e que precisa de alguma maneira criar os posts dos seus clientes nas redes sociais.

https://www.canva.com/pt_br/

8 – Evernote

Devo confessar que eu já fui muito mais fã do Evernote, não que eu tenha perdido o encanto, mas é que eu encontrei em outras ferramentas o que ela me entregava. Mas é uma ferramenta que eu tenho aqui no meu smartphone e utilizo com regularidade.

https://evernote.com/intl/pt-br

9 – CamScanner

Sabe quando você precisa digitalizar algo, mas não tem aquela multifuncional com scanner no escritório? Essa ferramenta é uma maravilha.

Todos os contratos assinados dos meus clientes são scaneados utilizando esse aplicativo que tem para IOS e Android. Com apenas alguns cliques você já scaneou aquele contrato ou outro documento para enviar para a sua contabilidade, por exemplo.

10 – Se você faz muitos vídeos e esses vídeos são para Instagram, por exemplo, eu recomendo o InShot. Eu não sei se tem para Android. Utilizo aqui para IOS é o aplicativo é excelente para editar vídeos,  colocar textos e outras animações. Se você for lá no meu Instagram é certo que você verá vídeos editados através desse aplicativo.

https://www.camscanner.com/

11 – PS Express

É o photoshop na versão mobile e com infinitos recursos. Precisou editar uma imagem de última hora para publicar no Instagram ou para um e-mail Marketing? O PS Express vai poder te ajudar de maneira rápida.

Eu uso a versão gratuita e me atende super bem.

Lembre-se que a ferramenta é para edições rápidas. Não pense que você vai fazer com ela tudo que a versão para desktop oferece.

12 – Snapseed

Já que estamos falando de edição de imagens direto pelo smartphone, o Snapseed vai te surpreender. Muitas vezes o cliente pede algo de última hora que não dá tempo nem de enviar para o Designer. O que você faz então? Senta e chora, né? Claro que não. Esse aplicativo e o PS Express acima vão te ajudar a criar os seus posts e deixá-los super atraentes.

Dá para colocar textos, fazer recortes e mais uma pohada de coisas relacionadas a edição e filtros nas imagens.

13 – Google Calendar

Todas os meus compromissos estão no Google Calendar, até os compromissos pessoais como consultas médicas e almoço. É inadmissível que um Consultor de Marketing Digital seja desorganizado a ponto de perder um compromisso ou chegar atrasado numa reunião pois esqueceu o dia e horário.

E recentemente eles lançaram uma nova versão que ficou FODA.

Agenda de papel? Não sei o que é isso desde a época da faculdade.

14 – Pagseguro

Eu comecei a usar o pagseguro para vender meus treinamentos presenciais. Isso foi em 2009 e desde então estou com ele. As taxas são boas e eu insiro o botão direto na página de um curso com o auxilio da profissional que faz a programação desse site que você está lendo esse texto. hehehe

Mas você também pode usar para outras funcionalidades como cobrar por uma consultoria ou projeto específico onde o cliente queira dividir. Eu já usei o pagseguro com clientes que queriam me pagar no cartão de crédito. Talvez se eu não tivesse dado essa opção como uma solução, eu não teria fechado um projeto temporário.

Existem outros como PayPal e Moip. Então basta você escolher e começar a usar com suas consultorias e projetos.

https://pagseguro.uol.com.br/

15 – Active Campaign

É claro que não poderia faltar uma ferramenta de e-mail marketing e Automação de Marketing, não é mesmo?

Comecei a usar o AC no final de 2015 quando lancei meus primeiros cursos online e fui atrás de leads. Eu já usava uma ferramenta de e-mail marketing, mas não era completa no sentido de criar automação e um funil.

O sistema de envio, os relatórios e a criação de campanhas são ótimas no AC. O preço é meio salgado, mas se você ou o seu cliente tiverem poucos leads, você pode ir começando aos poucos.

É claro que existem outras opções como a RD Station, LeadLovers, Infusionsoft, Hubspot e outras mais.

https://www.activecampaign.com/

BÔNUS

Aqui, algumas ferramentas e aplicativos que vão além do que indiquei acima:

Se você viaja bastante para atender seus clientes ou dar treinamentos, eu recomendo o Skyscanner. O app monitora passagens áreas, hotéis e reservas de carro.

Se você faz atividades físicas como correr ou pedalar, o meu preferido é o Strava.

Se você gosta de ouvir músicas a todo momento, eu recomendo o Deezer

Fazer reuniões e conferências: Skype e Hangouts

ManyChat: Automação via Facebook. O famoso chatbot

Vender seus cursos online: Hotmart

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André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

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