Artigos

5 Ferramentas Grátis para Encontrar o Conteúdo Ideal e Atraente para o seu Público

Eu tenho uma Fanpage, Blog, Instagram, LinkedIn e Snapchat, mas sinceramente não faço ideia de como encontrar o conteúdo ideal para engajar o meu público.

Será que esse também é o seu problema?

Em meus treinamentos pelo Brasil os alunos sempre me perguntam se existem ferramentas que podem ajudar na busca pelo “Conteúdo Perfeito”.

Se você é como meus alunos, que sempre estão com essa dúvida no início do curso, mas ao final saem produzindo conteúdos incríveis, quero dizer que você pode começar pela ferramenta grátis: Proposta de valor em conteúdo para social media.

Masss, essa não é a única ferramenta de como encontrar o conteúdo ideal para o seu público. O Google mesmo disponibiliza ferramentas sensacionais e nesse post vou lhe mostrar algumas.

Antes permita-me apenas fazer uma pequena observação de quanto o Google é incrível e poderoso nesse quesito e como o mesmo poderá lhe ajudar.

Muitas pessoas enxergam o Google apenas como um mecanismo de busca, mas esquecem que o mesmo possui diversas ferramentas gratuitas que podem lhe ajudar no dia a dia. Sendo assim, explore o mesmo para ter sucesso em sua estratégia digital.

Agora que já demonstrei todo o meu amor pelo Google, quero lhe apresentar as 5 ferramentas gratuitas para começar a trabalhar na busca ideal do conteúdo para o seu público:

Google Trends

Quando pela primeira vez eu “aprendi” a mexer no Google Trends eu fiquei por horas fazendo comparativos na ferramenta. O Trends mostra o comportamento de busca dos usuários.

Você pode buscar uma palavra, expressão, uma marca, o nome de um produto e muito mais. Nas imagens abaixo mostrarei alguns exemplos do que você pode fazer.

google-trends

O que você vê na imagem acima? Picos e quedas para a palavra “beterraba” nos últimos 90 dias e em todas as categorias. Eu posso fazer ainda melhor e filtrar algumas categorias.

beterraba-google-trends

E foi assim que eu acabei descobrindo que existe brigadeiro de beterraba com um crescimento de 200% de interesse no Google.

Bom, foi então que eu fui pesquisar em outra categoria só por curiosidade. Deixei o mesmo termo, apenas filtrei a categoria para Ciência e o resultado foi o seguinte:

beterraba-google-trends

É nessa hora que eu paro e penso: “Caramba, se eu sou um nutricionista vou aproveitar essa informação e criar um conteúdo diferente para o meu público. Vou falar dos benefícios da beterraba e dos diferentes tipos de consumo”.

Como eu não sou, continuarei dando exemplos de como utilizar outras ferramentas do Google.

Google News

Outra descoberta fenomenal foi o Google News. Se eu quero estudar sobre um novo termo ou buscar referências de conteúdo o Google News me ajuda bastante.

O que eu preciso apenas é cadastrar as palavras, refinar as fontes e deixar que ele faça todo o resto.

google-news

Você tem aí um print do dashboard principal do News. Do lado esquerdo são as palavras que estou buscando referências e notícias. Sim, eui cadastrei novamente a palavra “beterraba” rsrs. Do lado direito nós cadastramos as palavras e refinamos de acordo com o volume que desejo receber.

google-news-marketing-digital

Clicando em uma das palavras no canto esquerdo, o painel do News muda e agora eu vejo apenas os resultados para essa palavra. Genial, não é mesmo?

Bom, com essa simples ação você pode ter insights para o conteúdo que deseja oferecer ao seu o público. Foi justamente isso que fizemos para alguns dos nossos clientes: Banzai, Johnny’s Costelaria, RPacheco Noivos, Vila Real Construtora e muito mais.

Planejador de Palavras

Amplamente utilizado para campanhas de Adwords, o Planejador de Palavras do Google pode nos ajudar a encontrar ótimos insights para a produção de conteúdo.

planejador-de-palavras-do-google

Eu sempre escolho as duas primeiras opções: Procurar novas palavras ou exibir tendências…

planejador-de-palavras-beterraba

Esse sou eu surpreendendo com a palavra beterraba e todas as possibilidades. Bom, o que estamos vendo aí é uma média de pesquisa mensais para a palavra escolhida somente para a região de São Paulo.

Isso mesmo, você pode personalizar a sua busca por cidades e estados. Se meus estudos e consultorias na área de nutrição concentram apenas em uma localização, eu vou fazer a configuração. Até rimou.

Google Suggest

Google Suggest é uma função disponibilizada no campo de busca do Google. Funciona da seguinte maneira: Conforme você digita a palavra, sugestões para completá-la vão aparecendo.

Em uma aba anônima conforme eu ia digitando a palavra beterraba, o campo sugeria e mostrava outras opções, como por exemplo: beterraba valor nutricional.

google-suggest

Novamente eu posso explorar conteúdos a partir dessa informação poderosa. Lembre-se sempre de usar uma aba anônima, pois assim o Google não pega o seu histórico de buscas.

Google Alerts

Por fim, mas não menos importante, temos o Google Alerts.

google-alerts

Na aba de “Create an alert about” você vai inserir a palavra que deseja receber informações no seu e-mail. Diferente do Google News, o Alerts envia diretamente para o seu e-mail os principais resultados. Aqui inclusive você pode escolher a frequência que deseja receber.

Aproveitando, eu também preparei um vídeo sobre por que o CONTEÚDO é o principal aliado para você GERAR RESULTADOS com Marketing nas Mídias Sociais. Aperte o play e assista ele abaixo:

conteudo-de-valor-em-social-media

 

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Juliana Pino

    Muito show, André! Valeu por sempre nos proporcionar conteúdo de valor.
    Abraços, Juliana

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.