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Como utilizar o Google Meu Negócio e ter mais resultados com o seu Marketing

google meu negocio

Se você é um Profissional que atua no Varejo e tem um negócio em qualquer uma dessas áreas: restaurante, barbearia, loja de calçados, papelaria, loja de roupas, pet shop, lavanderia, oficina de bicicletas, venda de aparelhos de celular e etc, preste muita atenção no conteúdo desse post, pois vou contar como o Marketing feito através do Google Meu Negócio tem feito a diferença no restaurante no qual sou sócio aqui em Vila Velha/ES, o Johnny’s Costelaria.

Conheço muita gente que desconhece todo o potencial do Google para o seu negócio. Além de ferramentas incríveis que lhe ajudam no Marketing e até na produção de conteúdo como já escrevi aqui, o Google é fundamental para quem possui uma loja física.

Quando o empresário pensa em fazer o seu Marketing nas Mídias Sociais, diretamente ele vai apenas para o Facebook, Instagram e YouTube.

Sabe o que esse pensamento acarreta? O empresário deixar de criar oportunidades de negócios e acaba perdendo clientes. Isso mesmo. O empresário que não investe no Google Meu Negócio deixa de atrair clientes potenciais para o seu negócio.

Eu sou prova disso. Só que uma prova totalmente contrária. Pois desde a abertura do Johnny’s temos trabalhado o nosso Marketing de forma estratégica no Google.

johnnys costelaria google meu negócio

É muito comum que ao chegar no Johnny’s pela primeira vez o cliente diga que nos encontrou pelo Google e que inclusive utilizou o recurso do Google Maps para chegar até nós.

Também não podemos esquecer das avaliações e comentários que os clientes deixam sobre o seu negócio. Essas avaliações ficam disponíveis para que todos possam ver ao fazer uma pesquisa.

Existem 3 formas de você trabalhar para ter muitas avaliações:

  1. Peça a sua equipe interna que solicite gentilmente aos seus clientes quando entregar a conta e o mesmo estiver indo embora. Essa solicitação precisa ser estratégica. Sugiro que você treine sua equipe para fazer da forma correta pois o cliente pode interpretar mal.
  2. Espalhe pequenos cartazes ou até mesmo displays no seu negócio estimulando o seu cliente a deixar uma avaliação.
  3. 24 horas após o atendimento do cliente na loja, envie um e-mail para ele solicitando a avaliação. Redija um e-mail bacana e diga o quanto esse procedimento é importante para ele. Mostre que você se preocupa com a opinião dele.

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Foi então que decidi criar um Guia Prático de Como Utilizar o Google Meu Negócio começando totalmente do 0.

Primeiro passo: Crie sua conta no Google Meu Negócio

Esse é o Link para cria a sua conta GRATUITAMENTE https://www.google.com.br/business/

Você irá preencher o formulário com perguntas básicas sobre o seu negócio. Esteja atento aos detalhes para não preencher errado. Caso isso ocorra não se preocupe, pois você poderá editar posteriormente.

Google Meu Negócio home

Segundo passo: Preencha corretamente as informações sobre o seu negócio

Após fazer o seu cadastro e criar a sua conta, você será redirecionado para uma tela para adicionar informações sobre o seu negócio:

  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Forma de pagamento
  • Tipo de comida
  • Ofertas
  • Estacionamento

Esses são alguns campos que você terá que preencher.

PS: O Google ainda vai confirmar todos esses seus dados ao enviar uma carta com um código para o seu endereço. Esse procedimento demora cerca de 3 a 4 semanas, dependendo da localização. Se tudo correr bem seu local será confirmado e vai começar a aparecer nas pesquisas do Google.

Ainda não acabou…

Terceiro passo: Publique fotos

Google meu negócio fotos

Na última atualização do Google Meu Negócio ele começou a separar as fotos de acordo com a sua característica, exatamente como você vê na imagem acima.

Quando um prospect busca pela sua marca no Google, é certo que ele vai encontrar duas coisas: avaliações e fotos. É exatamente aqui que a oportunidade pode surgir. Calma que eu explico.

Caso aquele cliente foi até a sua loja e deixou uma avaliação ruim, você não precisa ficar desesperado. Com o perfil da sua loja você pode comentar na avaliação e perguntar o que houve. Cara, isso é fantástico e com essa ação você estará mostrando o quanto se preocupa com a opinião dos seus clientes.

Quarto passo: Baixe o App para IOS ou Android

Sempre que um cliente deixar uma avaliação você será notificado no e-mail cadastrado e com isso você poderá entrar em contato com ele imediatamente. Para dar velocidade e ganhar pontos com o cliente, instale o App no seu smartphone e responda TODAS AS AVALIAÇÕES sobre o seu negócio o mais rápido que você puder.

Quinto passo: Utilize as informações disponíveis no insights para tomar decisões e melhorar seu negócio

Observe a sequência de imagens abaixo e veja a quantidade de informações para lhe ajudar a tomar decisões importantes sobre o seu negócio:

Como os clientes pesquisam

Como seus clientes veem sua empresa no Google

chamadas telefonicas Google Meu Negócio

 

Cada print apresenta apresenta uma informação relevante sobre o meu negócio. É nesse momento que o profissional de Marketing deve trabalhar para melhorar os processos e desenvolver uma estratégia. Como no online eu tenho o feedback imediatamente, eu posso ir testando para saber o que dá mais certo.

Dica BÔNUS

Sempre que um cliente deixar uma avaliação, seja positiva ou negativa, agradeça ao mesmo. Existem casos onde você pode até pedir para falar pessoalmente e entender o que houve. Eu mesmo já fiz isso dezenas de vezes. Dar feedback a um cliente que deixa uma avaliação negativa é fundamental para que você possa identificar e corrigir uma falha e agradecer o mesmo pela gentileza da oportunidade de melhorar.

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André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

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