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16 Livros que todo Profissional de Consultoria em Marketing Digital deve ler

Se você deseja se tornar um profissional de Marketing Digital de alto nível e fazer com que suas consultorias e serviços sejam sempre solicitados, eu tenho uma recomendação poderosa para você: Tenha o hábito de ler bons livros.

Nesses quase 10 anos atuando com projetos de Marketing Digital eu tive a oportunidade de ter muitos insights através de ótimos livros que me foram recomendados.

Os insights desses livros me ajudaram a criar a minha própria metodologia para atuar nas minhas consultorias de Marketing Digital dos meus mais de 70 clientes em todo Brasil. Além disso, cada conteúdo que eu retiro de um livro faz com que eu seja um Consultor de Marketing Digital mais bem preparado.

Eu não tenho metas de ler dezenas de livros por mês. Sou daqueles que lê, faço anotações e vou colocando em prática o conhecimento adquirido de cada um dos livros.

Pensando nisso, eu, André Damasceno, Consultor de Marketing Digital desde 2009, separei uma lista com 16 livros quase que obrigatórios para que você se torne um profissional melhor e mais bem preparado no mercado.

1 – Os 8 Ps do Marketing Digital, Conrado Adolpho

Os 8 Ps é uma versão atualizada e ainda mais completa do livro Google Marketing. Google Marketing foi um dos primeiros livros que eu li nessa área. Os 8Ps é uma excelente porta de entrada para quem está começando ou já tem uma certa bagagem no Marketing Digital.

2 – Contágio: Por que as coisas pegam, Jonah Berger

Já li e reli esse livros talvez umas 4 ou 5 vezes. Esse é um dos que está todo “rabiscado”. Coloco entre ” ” pois eu tenho uma versão digital do mesmo.

Palavras bem colocadas, um texto aqui e uma frase ali podem fazer com que sua marca ou produto caia na boca do público de forma que contagie todos.

É o tipo de livro que você precisa ler e ir testando as técnicas. Nem tudo pode dar certo para você, então é preciso ir adaptando.

3 – O livro dos negócios, editora Globo

Trata-se de uma coletânea de cases, histórias e estratégias fantásticas para você colocar em prática. Finanças, Sustentabilidade, Negócios e até estratégias de logística você encontra nesse livro. Comprei esse livro em 2015 quando estava dando um treinamento em Brasília e de lá para cá virou meu livro de cabeceira. Esse é o tipo de livro que você pode ler muitas vezes que sempre terá algo novo para riscar e rabiscar.

4 – Faça como Steve Jobs, Carmine Galo

Já viu como Jobs apresentava suas inovações. Faço o convite para que você assista a apresentação do lançamento do iPhone 3, isso em 2007. Vou deixar o link do YouTube aqui. Neste livro você vai encontrar muitas técnicas para montar uma apresentação irresistível de forma simples.

5 – Por quê: Como motivar pessoas e equipes a agir

Mesmo que você não tenha uma equipe, é um livro com uma ótima reflexão. As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o por que de você ter feito isso. É um livro de muita inspiração e com excelentes cases. O livro mostra por que algumas empresas como Apple e Harley-Davidson são mais inovadoras do que tantas outras.

6 – As armas da persuasão

Eu namorei a versão digital desse livro por um mês. Eu já estava com muitos livros na lista para ler. Mas quando eu coloco algo na cabeça dificilmente eu tiro e foi justamente quando rolou uma promoção dele no iBook. Você já ouviu falar de: Gatilhos mentais? Gatilho da escassez, autoridade, urgência, prova social, novidade e muito mais.

Livro que ajuda a criar scripts para apresentar propostas e fechar contratos. Uso muito as técnicas no meu dia a dia, inclusive durante negociações comerciais.

7 – A Única Coisa – O foco pode trazer resultados excepcionais

Durante muito tempo eu me considerei um cara multitarefa. Batia no peito com orgulho e dizia sempre isso por aí. Eu acho que existe uma diferença entre estar focado e engajado e sempre falo isso para os meus alunos. Porém, esse livro mostra de forma prática e comprovada como o ser humano não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo com a devida qualidade. Tem muitos exemplos e quando terminei de ler o mesmo fiz uma profunda reflexão.

8 – Os segredos da mente milionária

Talvez você possa me questionar: “André, por que esse livro está aqui?” Quando eu entrei na faculdade em 2006 eu tinha um objetivo, mas com o passar dos anos meu objetivo foi mudando. Com essa mudança meu apetite pelos negócios sempre foi aumentando. Esse livro teve uma grande responsabilidade pelas minhas muita ações, inclusive saber lidar com o dinheiro.

9 – Marketing 3.0, Philip Kotler

Esse é um verdadeiro clássico. Curto, rápido e objetivo. Tipo de livro para você ler em 10 dias. Porém, mestre Kotler provoca muitas reflexões neste livro sobre as mudanças de se fazer Marketing.

10 – Como fazer amigos e influenciar pessoas

Esse é um verdadeiro clássico do Dale Carnegie. Eu não apenas li o livro, como também ouvi o mesmo. Nem sei se o mesmo ainda tem a versão com o CD, mas que é um excelente livro é.

11 – A Cauda Longa, Chris Anderson

Livro que usei no meu TCC da Graduação em 2009. Importante livro para que você faça uma análise sobre seu produto ou serviço e de como você deseja vender o mesmo.

12 – Free – O futuro dos preços

Foi nesse livro que eu me deparei com a ideia do freemium. Oferecer um conteúdo muito bom, como um e-Book, um podcast, uma série de vídeos para logo após poder oferecer um conteúdo que seja pago. É uma importante reflexão nessa era de automação de marketing e uma grande oferta de conteúdos grátis, muitos sem a devida qualidade.

13 – Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik

Talvez no início da leitura você possa achar desinteressante o conteúdo e que o mesmo não seja para você. Porém, é o livro para você ter “sacadas” sobre mensuração de dados e até mesmo suas interpretações. Na internet tudo é mensurável.

Também fala sobre testes A/B, a importância dos números e análise dos dados de um site, por exemplo.

14 – Posicionamento: a batalha por sua mente, Al Ries e Jack Trout

Se eu te pedisse nesse momento que falasse para mim 3 vantagens competitivas que você tem você falaria sem pensar? Qual é o posicionamento competitivo do seu produto, serviço ou até mesmo da sua ideia? A maneira como nos posicionamos no mercado faz muito diferença, inclusive em nossas carreiras.

15 – A lógica do consumo. Verdades e mentiras sobre por que compramos, Martin Lindstrom

Estudos revelam que é preciso menos de dois segundos e meio para que um consumidor tome a decisão de comprar. Incrível, não é mesmo? É um livro com muitas pesquisas reveladoras sobre por que determinados produtos vendem e como nosso cérebro responde aos muitos estímulos da propaganda.

É um excelente livro como porta de entrada ao mundo do Neuromarketing.

16 – Personal Branding – Construindo Sua Marca Pessoal, Arthur Bender

Sabe qual é a marca mais valiosa? A sua! Em minhas palestras e treinamentos quando eu digo que eu sou uma marca, algumas pessoas não me levam muito a sério, mas basta acompanharem todo o treinamento que elas entenderão exatamente o que estou falando.

Todos nós temos um incrível potencial escondido e que muitas vezes precisa apenas de um empurrão para nos tornamos mais bem preparados. Seja uma marca poderosa e apresente-se para o mercado dessa maneira.

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André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

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