Artigos

4 Perguntas que vão Direcionar o seu Negócio ao Sucesso com o Marketing nas Mídias Sociais

Muito profissionais de Marketing assim como eu, olham para as redes sociais como grandes oportunidades de captação de clientes e também como possibilidades de aumentar a visibilidade da sua marca. Muitos empresários também possuem essa mesma percepção quando questionado sobre à importância de se trabalhar o Marketing da sua empresa nas redes sociais.

Existem ainda aqueles que:

  • Acreditam no poder de aumentar os resultados da sua empresa através da divulgação;
  • As redes sociais tem o poder de alcançar seus clientes de maneira rápida;
  • Acreditam que sem o Marketing Digital uma empresa não sobrevive;

Assim como os exemplos acima, eu também acredito que o Marketing bem planejado e executado nas redes sociais tem o poder de transformar muitos negócios. Eu mesmo sou prova disso.

Desde 2008 tenho trabalhado com Marketing Digital e ajudado dezenas de empresas e milhares de alunos com meus cursos, consultorias e mentorias. Esse último comecei tem pouco menos de 1 ano e a transformação que se tem dos mentorados é realmente fantástica.

Quando eu digo “Trabalhar o seu Marketing nas Redes Sociais” não é apenas fazer ou ter uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Me refiro ao trabalho estratégico e aquele que agrega valor para o cliente que te contrata ou no caso do empresário, ir além do comentar, curtir e compartilhar.

Eu mesmo conheço vários empresários que estão de saco cheio dessa história de “Marque um amigo no comentário e concorra ao kit X”.

Veja bem, não estou dizendo que isso seja totalmente errado, mas é preciso pensar muito além do curtir, comentar e compartilhar quando se deseja obter resultados com o trabalho.

Durante esse percurso é comum que muitos desses profissionais ou empresários cheguem até a mim e façam as seguintes perguntas:

  1. Como posso prospectar novos clientes e fechar mais contratos?
  2. Me tornar uma autoridade no setor de Mídias Sociais?
  3. Como posso gerar conteúdo nas redes sociais que aproxime emocionalmente meus fãs do meu produto?
  4. Como criar boas campanhas e que dê retorno e satisfação ao meu cliente?

Bom, se eu estivesse na sua frente agora responderia cada um das perguntas da seguinte maneira:

PERGUNTA 1: Como posso captar novos clientes e fechar mais contratos?

Já confidenciei em outro post que aqui na empresa nós não temos um departamento de vendas, onde batemos de porta em porta oferecendo nossas consultorias e treinamentos. Tudo se baseia em oferecer um bom conteúdo aos milhares de fãs que temos em todo Brasil e até no exterior.

Seja através do blog, do Facebook ou de qualquer outro canal de relacionamento que a gente possui, nossa meta sempre será OFERECER CONTEÚDO RELEVANTE.

É justamente através desse conteúdo relevante que recebemos solicitações e pedidos de orçamentos.

Nossos conteúdos precisam responder 4 perguntas:

  1. Ele responde uma pergunta do nosso leitor?
  2. Ajuda na solução de um problema?
  3. Qual é o valor que o mesmo entrega?
  4. Entrete o fã/leitor?

4 perguntas para criar conteúdos de qualidade

Essas 4 perguntas são a base da minha ferramenta Proposta de Valor em Conteúdo que está disponível para baixar nesse link.

Se você deseja saber mais sobre Captação de Clientes utilizando as Mídias Sociais, recomendo que após a leitura desse artigo, você possa ler esse post aqui.

PERGUNTA 2: Como me tornar uma autoridade no setor de Mídias Sociais?

Talvez eu pudesse responder da mesma forma que respondi a pergunta 1, porém não basta apenas oferecer conteúdo de qualidade. Aqui você terá que alcançar depoimentos e avaliações dos clientes que contratam o seu serviço.

Você vai precisar aplicar seus conhecimentos, mesmo que seja com clientes pequenos no início. Você terá que acumular horas e horas do seu trabalho e ao final entregar muito valor. Não é possível construir autoridade da noite para o dia. Então eu digo que você terá que ter paciência também.

Autoridade em Mídias Sociais

 

LEMBRE-SE:

Ser autoridade em um assunto requer esforço diário, muita entrega e estudos. Não conheço ninguém que tenha alcançado autoridade sem passar por esses pilares. No Marketing Digital e Nas Mídias Sociais é a mesma coisa. Se você deseja ser um profissional reconhecido, é preciso fazer mais e falar menos.

PERGUNTA 3: Como posso gerar conteúdo nas redes sociais que aproxime emocionalmente meus fãs do meu produto ou serviço que vendo?

Trabalhando com o foco DO Fã e não com o foco NO fã. Foco DO fã trata-se de levar conteúdo para o seu fã ou seguidor no qual ele realmente deseja. Isso é um processo que leva-se tempo e é construído a partir da gestão de conteúdo. Sendo mais claro, é quando o conteúdo compartilhado atinge o seu objetivo.

Objetivo: visualizações de foto

Objetivo: visualizações de foto

objetivo cliques no Link

Objetivo: cliques no link

PERGUNTA 4:  Como criar boas campanhas, que dê retorno e satisfação ao meu cliente?

Estudo diário sobre 3 coisas:

  • As ferramentas disponíveis para criar anúncios e fazer Marketing de Conteúdo;
  • Comportamento do seu consumidor. Ou seja, uma análise quase que diária do seu público-alvo;
  • Mudanças nas redes sociais. O Facebook mesmo tem sempre uma novidade relacionada as fanpages e a entrega orgânica de conteúdo;

Aqui também é importante deixar sempre o seu cliente atualizado com as coisas que estão acontecendo. Faça relatórios de mês em mês, se você tiver liberdade com ele envie links de matérias através do WhatsApp, participe de treinamentos e workshops com o propósito de aprimorar seus conhecimentos e esteja sempre preparado para mudanças.

Lembre-se que a criação de boas campanhas de Marketing nas redes sociais começa primeiro pelo Planejamento e estudo do negócio. Nunca comece uma campanha pela etapa da Gestão de Conteúdo.

social-media-maps

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.