Artigos

O que é diagnóstico social e por que você deve fazer para a sua empresa?

Ao tomar a decisão em investir em marketing digital para a minha empresa, qual deve ser o primeiro passo para que o investimento seja um sucesso? Devo me direcionar apenas pelo que os meus concorrentes estão fazendo?

As perguntas acima são bem comuns em minhas palestras e treinamentos, principalmente quando o público é composto por pequenos empresários e empreendedores. Começar um pequeno negócio não é uma decisão fácil, exige planejamento e algumas outras características. Investir em marketing digital TAMBÉM é uma decisão que exige planejamento. O primeiro passo que executamos para todos os clientes do Melhor do Marketing é o Diagnóstico Social.

O diagnóstico social consiste no mapeamento de informações estratégicas sobre sua marca e/ou mercado de atuação dentro do ambiente online. É a primeira e mais importante etapa na construção do planejamento digital de uma marca. Através dele nós podemos criar indicadores, metas e objetivos a serem conquistados a curto, médio e longo prazo.

O Diagnóstico Social faz parte da metodologia criada por nós em 2011, o CRM Digital. Ano a ano a metodologia passa por adaptações, justamente pelas diversas mudanças que o cenário de marketing digital vem sofrendo. Centenas de empresas e milhares de profissionais espalhados por todo Brasil já receberam o treinamento e estão utilizando a metodologia para construir novos e melhores resultados para suas empresas no ambiente online.

Separei 3 bons motivos para você que ainda não está convencido de que o Diagnóstico Social é o primeiro e mais importante passo na construção do planejamento digital da sua empresa:

1 – Você deseja gastar ou investir o seu dinheiro em marketing digital?

Essa é uma pergunta idiota, mas se você NÃO realizar o Diagnóstico Social, é muito provável que você esteja apenas gastando o seu dinheiro. Conheça o mercado em que você está entrando. Saiba seus números e indicadores. Identifique as principais potencialidades e descubra como seus concorrentes estão posicionados.

rasgar-dinheiro-diagnostico-social

2 – Você ainda não entrou nas redes sociais, mas seus clientes já estão falando sobre a sua marca?

Duvida? Experimente digitar o nome da sua empresa no Google ou fazer uma breve pesquisa no Twitter, Facebook ou em blogs especializados. Não se assuste caso encontre coisas bem interessantes sobre a sua empresa, ditas pelo seu público-alvo.

Entrar ou não nas mídias sociais, não é mais uma escolha do dono da empresa. Me desculpe caso você ainda pensava de maneira diferente. É justamente por isso que devemos diagnosticar a nossa marca e sinalizar os principais pontos a serem trabalhados. Como está a atual taxa de rejeição do seu site? Qual é a percepção do seu cliente em relação ao atendimento pelo Facebook? Esses são apenas exemplos simples, mas que você deve se importar e que o Diagnóstico irá mostrar.

3 – Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve!

Através de um bom diagnóstico, você terá uma visão clara do mercado que deseja atuar e para onde quer ir. Identificará seu público-alvo, poderá criar metas e objetivos a serem conquistados no curto, médio e longo prazo.

 

social-media-maps

 

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.