ArtigosBlog

Social Media Marketing? Sim, claro, mas com inteligência!

Social Media Marketing é o marketing aplicado aos meios de comunicação social, isto é, basicamente, o marketing que objetiva “espalhar” a presença da sua marca na web, aumentando sua visibilidade e prestígio em redes sociais. Já devo ter dito algo sobre Social Media Marketing e os benefícios de realizar este tipo de campanha. Mas, como qualquer campanha de marketing, o Social Media Marketing requer uma estratégia de planejamento.

Quer dizer que você não pode ir para a loucura do ambiente social, escrevendo e publicando qualquer coisa que te der na telha. Nós precisamos montar a nossa campanha com a inteligência, de modo que ela seja tão eficaz quanto possível.

O objetivo é aumentar a nossa visibilidade e autoridade na rede, através de meios de comunicação social e buscar sermos referência neste tipo de mercado. Como é que vamos conseguir?

1. Focando os valores que queremos transmitir sobre a nossa marca, blog ou produto. E trabalhar nesse sentido.

2. Estudar e analisar os diferentes meios sociais, saber que tipo de público você quer atingir e qual conteúdo será gerado em cada meio social.

3. Orientação. Escolha um grupo ou um pequeno grupo de meios sociais que mais se adaptem aos nossos interesses e no qual seus usuários podem estar interessados.

4. Ser participativo na mídia social, compartilhando conteúdo relevante, falando com respeito e gerando nosso próprio conteúdo. Não pense em vender nada, mas sim em participar.

5. Estar atualizado sobre as tendências e novidades sobre nosso nicho de mercado. Grande parte dos comentários que recebemos depende deste fator.

6. Analisar periodicamente as estatísticas do nosso site para ver se nós estamos fazendo uma campanha eficaz de Social Media Marketing, ou se em vez disso, deveríamos mudar de estratégia.

7. Estabelecer laços mais fortes com os nossos contatos, se possível sempre através da mesma rede, conversar através de mensagens instantâneas, realizar atividades em comum, comentar nos blogs ou responder perguntas feitas no seu blog.

8. O sucesso da campanha depende, em grande parte, do ambiente social que decidimos participar. Caso sua campanha não dê certo, tente novamente, mas agora faça um melhor planejamento e reveja todos os erros que você cometeu.

O que devemos fazer para a nossa campanha de Social Media Marketing ser eficaz?

Basicamente, como é que você levará adiante? Seja você mesmo, eu sugiro que você se comporte em diferentes redes sociais, lembre-se você está interagindo com as pessoas na vida real. Procure focar no seu mercado, compartilhe, comente e responda: assim começa a sua estratégia de SMM.

Edição e Revisão: Diana Pádua

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Anna

    Concordo Diana. São dicas valiosas. O marketing digital evolui muito rapidamente e existem empresas que não acordaram para a importância de ferramentas como esta para se relacionar com os nanoconsumidores.
    Você poderia publicar algum atigo com cases de inserção de empresas nas redes sociais que não deram certo. Seria bem ilustrativo.

  • É necessário um bom estudo a respeito das redes e objetivos do trabalho. Parabéns pelo artigo. Nós http://www.retinacomunicacao.com estamos aprendendo bastante com vocês.

  • Priscila Sodré

    Eu gostaria de saber qual é o passo inicial pra eu adicionar as pessoas, que se enquadram com o perfil da minha empresa. Como faço essa busca, seria um a um, como um refinamento?

  • @Priscila Sodré
    Primeiramente você tem que saber é o que está sendo falado da sua empresa nas Redes Sociais, ou seja, monitorar, escutar, pra depois interagir.
    Você vai ter que pesquisas, sobre pessoas que tem interesses em comum com sua empresa, basta apenas uma pesquisa bem elaborada, se for no twitter, é só você usar o Search do twitter, para pesquisar palavras que tenham haver com sua empresa e a partir dai começar a adicionar estas pessoas, se for no facebook e orkut, procure por grupos, paginas de fãs e comunidades em comum com sua empresa.

  • As redes sociais são como participar numa Festa.Por isso fazer marketing é basicamente fazer marketing Pessoal,ou seja vc deve sobretudo se mostrar agradável e só falar do seu negocio quando for solicitado para isso.Deve sim ter algo no seu perfil que indique o que vc faz,e nada mais.Imagine vc chegar numa festa e a primeira coisa que fazem consigo é tentar vender algo para você!!!Você compraria?

  • Pingback: Social Media Marketing? Sim, claro, mas com inteligência! « Guto Modesto()

  • Sou o @PehReis
    Gostei muito das dicas @dianapadua.
    Trabalho no GrupoEA temos uma revista e um programa chamado ECOAVENTURA
    Eu sou responsável pela SMM do grupo e acho que essas dicas ajudaram em nossas Redes Sociais.
    @GrupoEA
    Obrigado!

  • Formar comunidades, significa construir relacionamentos frutíferos com seus membros. Muitas marcas aderem as mídias sociais por modismo e já querem vendas imediatas, sem prover nenhuma informação útil a seus clientes.

    Convido vcs a lerem tbm meu artigo:
    Mídias Sociais, Obrigação ou Necessidade
    http://www.madraint.com/2010/roi/midias-sociais-obrigacao-ou-necessidade/

    abs//

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.