Blog

Solidariedade nas Redes Sociais: pessoas e empresas ajudam vítimas das chuvas no RJ

Desde o início das fortes chuvas que devastaram parte do Rio de Janeiro, os noticiários têm mostrado a situação de desespero em que os moradores da região e seus familiares se encontram.

Embora tudo isso esteja sendo noticiado, é nas Redes Sociais que se encontram pequenos atos de empresas e pessoas que veem na tecnologia e no relacionamento virtual a chance de ajudar as vítimas da tragédia.

É comum que, em situações como essas, surjam debates sobre ações de responsabilidade social empresarial, questionando a real motivação das empresas em ajudar. Sabemos, é claro, que o marketing social traz benefícios à imagem das empresas, mas mais do que isso, é importante lembrar que, por trás de marcas e logotipos, existem pessoas. E que elas buscam estar engajadas de alguma forma a ações que estimulem a solidariedade. E para isso, recorrem à força das Redes Sociais em conectar pessoas, mostrando que a Internet pode sim ser usada para mobilização social.

Uma das iniciativas que surgiram da união de empresários e que cresceram graças às Redes Sociais está acontecendo no Espírito Santo. Thiago Santos, Sócio-Diretor da LCA promo, empresa de projetos de conteúdo social e empresarial, usou seus perfis no Twitter e Facebook para mobilizar amigos e parentes a doarem roupas, produtos de higiene pessoal, água, alimentos e outros itens para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. “Quando o Estado brasileiro falta, e falta muitas vezes, a sociedade precisa se juntar e ajudar”.

Thiago conseguiu o apoio de Vinícius Ventorim, Diretor Executivo da Politintas, que disponibilizou as lojas da empresa para a coleta desses donativos. Quem quiser ajudar pode doar até amanhã – sexta-feira. E para quem tiver tempo disponível e puder ir para Campo Grande (Cariacica), a Politintas ainda precisa muito de voluntários na organização desses donativos – é só enviar um e-mail para social@politintas.com.br.

Essa parceria conseguiu, ainda, o apoio da Viação Águia Branca, que transportará os donativos para o Rio de Janeiro, e da Cruz Vermelha, que irá distribuí-los.

Outra iniciativa que merece destaque é a SOS Chuvas, criada pela Netpartner. A página no Facebook, que aumenta seu número de “colaboradores” a cada dia,  tem o objetivo de divulgar notícias e informações de como as doações podem ser feitas.

.

Quer ajudar? Ainda tem muita gente precisando! Nos links abaixo, há diversas formas de ser solidário com as vítimas da tragédia.

Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas – de adulto e infantis – cobertores, colchonetes, produtos de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, absorventes, fraldas descartáveis, papel higiênico), alimentos não perecíveis.

Também existe demanda por doações de sangue e de ajuda para animais vítimas das chuvas.

Saiba como ajudar as vítimas dos desastres no Rio de Janeiro;
Tragédia no Rio de Janeiro: saiba como ajudar;
Órgãos oficiais utilizam redes sociais para organizar informações sobre tragédia das chuvas na região serrana;
99 não é 100;
Capixabas se mobilizam para ajudar animais vítimas das chuvas no Rio de Janeiro;

Compartilhe
André Damasceno

Sobre André Damasceno

  • Daniel Lima

    Pequenos atos como esses mudam o cenário de grandes lugares. Como consta no artigo, por trás de toda empresa, sempre existem seres humanos, pessoas, que como qualquer outra, um dia poderão precisar de ajuda. O Homem é um animal sensível, que tem o dom de ajudar, as vezes não tanto como queria, mas de alguma maneira ajuda muito.

  • É verdade, Daniel. Às vezes, vemos muita dor e sofrimento nas pessoas que estão próximas, mas a correria do dia-a-dia, as preocupações e stress acabam fechando um pouco nossos olhos para isso, infelizmente.
    As grandes tragédias nos dão um choque de realidade, e o pouco que fazemos ajuda muito quem perdeu tudo o que tinha. Vamos lá que a situação ainda está bem ruim…

© O MELHOR DO MARKETING. 2016

Entre para o nosso mundo!

Entre para o nosso mundo!

Receba conteúdos exclusivos e fantásticos.

Parabéns, você se inscreveu com sucesso.